Apple lançará carro entre 2023 e 2025, diz analista

Para analista especializado na empresa, veículo teria potencial de revolucionar setor automotivo

São Paulo

O analista especializado na Apple Ming-Chi Kuo enviou uma carta a investidores, segundo a AppleInsider, canal de notícias sobre a companhia, afirmando que a Apple ganhará seu próximo trilhão de dólares ao apostar no Apple Car e em um fone de realidade aumentada.

Segundo o canal, ​Ming-Chi Kuo espera que a Apple lance o carro entre 2023 e 2025. O produto, segundo ele, terá potencial para revolucionar o mercado automobilístico tanto quanto o iPhone fez no mercado de smartphones em 2007.

Tim Cook, presidente da Apple, em palco com fundo preto em frente ao logo da Apple
Tim Cook, presidente da Apple, fala na conferência anual de desenvolvedores da marca, na Califórnia - Elijah Nouvelag/Reuters

“Esperamos que o Apple Car, que provavelmente será lançado entre 2023 e 2025, seja o próximo produto estrela.”

No início deste mês, a Apple alcançou o posto de primeira empresa a valer US$ 1 trilhão em valor de mercado, deixando Amazon, Alphabet e Microsoft para trás.

A Apple, diz Kuo, pode fazer a "melhor integração de hardware, software e serviços" do que os atuais concorrentes no setor de eletrônicos de consumo e nos potenciais concorrentes do setor automotivo. 

O analista, que hoje trabalha para a TF International Securities, acredita que há "enormes demandas de reposição" no setor automobilístico, porque ele está sendo redefinido com novas tecnologias.

Um analista da Forbes acredita que para a Apple desenvolver seu próprio carro, deve apostar em parcerias com manufatureiras.

"Diferentemente da Tesla, que abriu sua própria fábrica de automóveis, a Apple deve contar com um fabricante externo para a montagem", diz David Silver.
   
De acordo com Kuo, as principais vantagens tecnológicas da Apple (como por exemplo realidade aumentada) diferenciariam o Apple Car dos produtos de seus pares.

Rumores sobre o "carro da Apple", um projeto de veículo autônomo, começaram a proliferar em 2014.

No mesmo ano, Tim  Cook, presidente da marca, admitiu que a empresa trabalha em tecnologias para carros autônomos (como sensores inteligentes), mas não há confirmação oficial de que desenvolva seu próprio modelo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.