Walt Mossberg, veterano colunista de tecnologia, anuncia saída do Facebook

Ele diz que 'não se sente mais confortável' na rede social

Escândalo do Cambridge Analytica arranhou imagem do Facebook
Escândalo do Cambridge Analytica arranhou imagem do Facebook - Daniel Leal-Olivas/AFP
São Paulo

O veterano colunista de tecnologia Walt Mossberg, 71, que trabalhou para veículos como Wall Street Journal, Verge, e Recode, anunciou nesta segunda-feira (17) que irá desativar sua conta no Facebook e Messenger "por volta do final do ano", ou seja, nos próximos dias.

Em publicação no próprio Facebook, Mossberg escreveu que "as políticas e ações do Facebook divergiram ao ponto de não me sentir mais confortável aqui".

O colunista está na rede social há 12 anos. 

Mossberg afirmou que não "está convocando ninguém para fazer o mesmo, ou tentando iniciar algum movimento de saída do Facebook".

Sua ação vem na esteira de escândalos que a corporação de Mark Zuckerberg vem enfrentando nos últimos meses, como o vazamento de dados de mais de 50 milhões de usuários para a Cambridge Analytica, empresa de análise de dados políticos que ajudou a eleger o presidente americano Donald Trump em 2016. 

Uma campanha #deletefacebook surgiu após a divulgação do caso em março. Elon Musk, bilionário do Vale do Silício com as empresas SpaceX e Tesla, e Steve Wozniak, co-fundador da Apple, foram dois proeminentes nomes da tecnologia que abandonaram a rede social . 

Em fevereiro, a Folha deixou de publicar seu conteúdo no Facebook depois que o algoritmo da rede passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal, em detrimento dos distribuídos por empresas, como as que produzem jornalismo profissional, favorecendo a propagação das "fake  news".

Leia o post completo (em inglês) de Walt Mossberg:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.