Ericsson demitirá 8.500 funcionários em todo o mundo

Na segunda, companhia já tinha anunciado plano de cortar 1.400 empregos na Suécia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Supantha Mukherjee
Estocolmo | Reuters

A fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson demitirá 8.500 funcionários em todo o mundo como parte de seu plano de cortar custos, disse um memorando enviado aos funcionários e visto pela Reuters.

A forma como as reduções de pessoal serão gerenciadas dependerá da prática local do país, escreveu o CEO da empresa, Borje Ekholm, no memorando.

De acordo com ele, em vários países as reduções de quadro de funcionários já foram comunicadas esta semana.

Sede da Ericsson, em Estocolmo, Suécia - Lars Schroder - 20.out.2022/TT News Agency/AFP

Na segunda-feira (20), a empresa, que emprega mais de 105 mil pessoas em todo o mundo, tinha anunciado planos de cortar cerca de 1.400 empregos na Suécia.

Embora a Ericsson não tenha divulgado qual região geográfica será mais afetada, analistas previram que a América do Norte provavelmente terá mais cortes e os mercados em crescimento, como a Índia, os menos afetados.

A empresa disse em dezembro que cortará custos em nove bilhões de coroas suecas (US$ 880 milhões; R$ 4,5 bilhões) até o final de 2023, à medida que a demanda desacelera em alguns mercados, incluindo a América do Norte.

"É nossa obrigação reduzir esse custo para permanecermos competitivos", disse Ekholm no memorando. "Nosso maior inimigo agora pode ser a complacência."

Carl Mellander, o diretor financeiro da Ericsson, tinha dito anteriormente à Reuters que os cortes de custos envolverão a redução de consultores, imóveis e número de funcionários.

A rival nórdica Nokia não anunciou planos de demitir funcionários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.