'Chatbot' do Google é aprovado em exame para ser médico nos EUA

Prova que habilita o exercício da medicina no país exige uma pontuação de aproximadamente 60%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O "chatbot" Med-PaLM, um aplicativo de inteligência artificial do Google especializado em medicina, passou no exame que permite exercer a profissão de médico nos Estados Unidos. Seus resultados, no entanto, foram inferiores aos dos humanos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (12) pela revista Nature.

O lançamento do ChatGPT da empresa OpenAI, com apoio da Microsoft, concorrente do Google, impulsionou, no ano passado, uma corrida entre os gigantes da tecnologia no campo da inteligência artificial.

Dr Bruno Aragão, medico radiologista responsavel pelo HepatIA, que pesquisa uso de um sistema de inteligência artificial para ajudar a identificar lesões e tumores no fígado no hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ele está a frente de uma tela que exibe um exame de imagem.
Dr Bruno Aragão, medico radiologista responsavel pelo HepatIA, que pesquisa uso de um sistema de inteligência artificial para ajudar a identificar lesões e tumores no fígado no hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. - Zanone Fraissat/Folhapress

O atendimento médico é uma área na qual a tecnologia tem mostrado um avanço consistente, com algoritmos capazes de ler exames médicos com mais eficácia que os humanos.

O Google apresentou o Med-PaLM em um artigo com pré-publicação em dezembro.

Ao contrário do ChatGPT, o sistema não é acessível ao público geral.

O Google afirma que o Med-PaLM é o primeiro grande modelo de linguagem --uma técnica de inteligência artificial treinada com grandes quantidade de texto produzido por humanos-- a ser aprovado no Exame de Licenciamento Médico dos EUA (US Medical Licensing Examination ou USMLE, em sua sigla em inglês).

O exame que habilita o exercício da medicina nos EUA exige uma pontuação de aproximadamente 60%.

Em fevereiro, um estudo revelou que o ChatGPT havia obtido resultados bastante satisfatórios na avaliação.

No novo estudo revisado por pares publicado nesta quarta-feira na Nature, os pesquisadores do Google disseram que o Med-PaLM obteve 67,6% de acertos nas perguntas de múltipla escolha do USMLE.

Os resultados são "animadores, mas ainda inferiores aos dos humanos", afirma o estudo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.