Nissan promete lançar táxi sem motorista no Japão em 2027

Montadora japonesa anuncia que começa os testes no próximo ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | AFP

A Nissan anunciou nesta quarta-feira (28) que planeja lançar no Japão um serviço de táxis autônomos a partir de abril de 2027.

A empresa disse que começará os testes do serviço comercial em abril do próximo ano, utilizando minivans em uma área de Yokohama, no sul de Tóquio.

Funcionário da Nissan testa sistema autônomo de condução de carro
Funcionário da Nissan testa sistema autônomo de condução; montadora promete lançar carro que não exige motorista em 2027 - Kazuhiro Nogi - 09.set.2021 / AFP

"As comunidades locais têm enfrentado dificuldades em sua mobilidade, como escassez de motoristas, devido ao envelhecimento de sua população", indicou a Nissan em um comunicado.

A empresa trabalhará com autoridades locais e operadores de transporte no projeto de "oferecer uma ampla gama de novos serviços que permitam uma mobilidade livre".

O governo japonês tem priorizado a aceleração desta tecnologia, diante da escassez de trabalhadores e do envelhecimento de sua população, que necessita de transporte.

Desde o ano passado, as leis de trânsito japonesas têm permitido um "nível 4" de autonomia veicular em estradas públicas sob certas condições.

A autonomia veicular é classificada em uma escala de 0 a 5, na qual 5 é autonomia total.

A japonesa Honda, a americana General Motors e sua unidade de direção autônoma Cruise anunciaram um projeto conjunto para oferecer serviços de transporte em veículos autônomos a partir de 2026 no Japão.

A Toyota também estaria planejando lançar este ano um serviço com nível 4 de autonomia em uma área reduzida de Tóquio.

Em outubro do ano passado, a Cruise anunciou a suspensão das vendas do carro autônomo após acidentes envolvendo o modelo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.