Instagram vai desfocar mensagens com nudez para crianças e adolescentes

Recurso de proteção para mensagens diretas usará aprendizado de máquina para analisar imagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Granth Vanaik
Reuters

O Instagram testará recursos que desfocam as mensagens que contêm nudez para proteger adolescentes e evitar que possíveis golpistas os alcancem, anunciou a controladora do aplicativo, Meta, nesta quinta-feira (11).

A companhia é acusada nos Estados Unidos e na Europa de tornar seus aplicativos viciantes, o que estaria causando problemas de saúde mental entre os jovens.

A Meta disse que o recurso de proteção para as mensagens diretas do Instagram usará aprendizado de máquina para analisar se uma imagem enviada contém nudez.

O recurso será ativado por padrão para usuários menores de 18 anos, e a empresa notificará os adultos para incentivá-los a ativá-lo.

Logos da Meta e da rede social Instagram - Lionel Bonaventure/AFP

"Como as imagens são analisadas no próprio dispositivo, a proteção contra nudez também funcionará em bate-papos criptografados de ponta a ponta, nos quais a Meta não terá acesso a essas imagens, a menos que alguém decida denunciá-las para nós", disse a empresa.

Ao contrário dos aplicativos Messenger e WhatsApp, as mensagens diretas no Instagram não são criptografadas, mas a empresa disse que planeja implementar a criptografia no serviço.

A Meta também disse que está desenvolvendo tecnologia para ajudar a identificar contas que podem estar potencialmente envolvidas em golpes de extorsão e que está testando novas mensagens para usuários que podem ter interagido com tais contas.

Procuradores de 33 Estados dos EUA processaram a empresa em outubro, dizendo que ela enganou repetidamente o público sobre os riscos em suas plataformas.

Na Europa, a Comissão Europeia tem buscado informações sobre como a Meta protege as crianças de conteúdo ilegal e prejudicial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.