Futura capital europeia da cultura, cidade da Croácia dá início a festivais

Rijeka sedia neste verão shows, feiras gastronômicas e festivais de cinema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rijeka (Croácia) 

A cidade de Rijeka, a terceira maior na Croácia, vai sediar neste verão shows, feiras gastronômicas e festivais de cinema. Os eventos marcam o início de uma série de atividades que culminará em 2020, quando a localidade será capital europeia da cultura junto com Galway, na Irlanda.

Crianças observam desfile de esculturas de insetos gigantes em Rijeka, na Croácia
Desfile de esculturas de insetos gigantes em festival de verão em Rijeka, terceira maior cidade croata - Nel Pavletic - 28.jun,18/Xinhua

Um dos objetivos desse título, concedido pela Comissão Europeia, é “incutir nos europeus o senso de que pertencem a uma região cultural comum”. Para 2019 —a eleição sempre acontece quatro anos antes da data de fato—, as escolhidas foram Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália).

O próximo evento no calendário de Rijeka é a primeira edição do festival de música Sailor Sweet&Salt, em 27 e 28 de julho. A programação terá nomes locais, incluindo o veterano Darko Rundek e Sara Renar, da nova geração croata. 

O Festival de Música e Gastronomia Porto Etno fecha a programação do verão, em 7 e 8 de setembro. Trata-se de uma tentativa de apresentar a cultura das minorias que vivem na cidade. Em 2017, houve apresentações de artistas da Bulgária, da Sérvia e da Eslovênia e pratos típicos da Hungria, da Ucrânia e da Albânia.

Localizada no Golfo de Kvarner, a cidade Rijeka também é conhecida pelo Carnaval, que, no ano que vem, vai do dia 17 de janeiro a 6 de março. 

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.