São Paulo

Capital catarinense, Florianópolis conta com cerca de cem praias, espalhadas pela ilha principal e pela parte continental.

O que fazer Ecoturismo e esportes de aventura como surfe, voo livre, paraquedismo e planador, sandboard, windsurfe, kitesurfe, vela, mergulho, rafting e canoagem. 

Existem cerca de cem praias em Florianópolis. As mais badaladas e com melhor infraestrutura são Jurerê Internacional e Praia Brava. Para surfar, as melhores são Joaquina, Campeche, Mole, Barra da Lagoa e Moçambique, Morro das Pedras, Armação e Matadeiro, além de Ingleses, Brava e Santinho.

Quem gosta de praias selvagens pode visitar Naufragados, Solidão e Lagoinha do Leste.

As praias com mar calmo e ideais para crianças pequenas são Jurerê, Daniela, do Forte, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha, Cachoeira do Bom Jesus, Pântano do Sul e Açores. 

O Mercado Municipal e o mirante da Ponte Hercílio Luz, no centro, também valem uma visita.

Quando ir: Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, com máximas de até 30ºC, e Florianópolis fica cheia. Março e abril são ótimos para ir às praias porque o tempo ainda está bom e a maioria dos turistas já foi embora. Entre setembro e novembro, os dias ficam nublados, com chuviscos e baixas temperaturas.

O que comer: Aproveite para comer ostras, mexilhões, berbigões e vieiras. Santa Catarina é responsável por 95% da produção nacional desses moluscos. O principal período de consumo das ostras é de outubro a dezembro.

Entre maio e julho acontece a pesca artesanal da tainha e os restaurantes preparam pratos especiais com esse peixe. A tainha na brasa é um clássico.

Confira o que fazer nos 50 destinos eleitos pelo júri de Turismo: ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.