Veja uma igreja barroca por dentro no Festival de Gastronomia de Tiradentes

Evento acontece pela internet e reúne vídeos de drone feitos na cidade mineira e delivery de pratos

São Paulo

Um voo dentro da matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, é uma das atrações do 23º Festival de Gastronomia e Cultura Pró-Tiradentes, organizado pela plataforma Fartura.

Por causa da pandemia, o evento, que vai até domingo (4), acontece de forma virtual neste ano. Ainda assim, é possível conhecer um pouco da cidade mineira em dois vídeos feitos pelo fotógrafo e documentarista João Wainer, com drone.

“Tivemos essa preocupação de manter a distância até nas equipes de filmagem” afirma Rodrigo Ferraz, diretor-geral do Fartura.

Outra atração que permite viajar para pequenas cidades de Minas sem sair de casa é a série de vídeos “Da origem ao prato”. Nela, produtores artesanais de queijos, doces e outros alimentos, como o queijo cabacinha, de Cachoeira do Pejú, e o pé de moleque da Dinda, fabricado em Malacachete, contam a história do seu produto, e mostram como ele é feito e distribuído.

Em Tiradentes, restaurantes selecionados estão recebendo clientes para o Festim, como são chamados os jantares criados por chefs locais em parceria com cozinheiros renomados, como Rodrigo Oliveira, do paulistano Mocotó, e a apresentadora Bela Gil.

“Não vai ter show em Tiradentes, nada que incentive as pessoas a se aglomerarem, apenas os restaurantes que estão funcionando dentro da capacidade deles, seguindo as regras da OMS (Organização Mundial da Saúde)”, diz Ferraz. No ano passado, o evento reuniu 50 mil pessoas na cidade mineira.

“É o principal evento do ano em Tiradentes, e, dentro dos limites de ocupação, os hotéis estão lotados” afirma.

Quem estiver em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo também consegue pedir os pratos do Festim, por delivery. Entrada, prato principal e sobremesa, para duas pessoas, custam a partir de R$ 280. Os pedidos são feitos pelo site do evento e parte da renda vai para os restaurantes de Tiradentes que participam do festival.

Na página do Fartura há mais atrações do festival, como vídeos com dicas culinárias de chefs, e a Mercearia Fartura, que vende itens de pequenos produtores mineiros.

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