Na China, maior elevador panorâmico do mundo tem vista para paisagens de 'Avatar'

Com 326 metros de altura, atração fica em parque que inspirou o filme de James Cameron

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Zhangjiajie (China) | AFP

No Parque Florestal de Zhangjiajie, no centro da China, o elevador panorâmico mais alto do mundo (326 metros de altura) oferece vista para as paisagens que inspiraram o filme "Avatar", de James Cameron.

Deslizando por uma estrutura metálica que repousa sobre a parede do penhasco, as três cabines panorâmicas se movem a uma velocidade que pode chegar a cinco metros por segundo, equivalente a 18 quilômetros por hora.

A subida dura 88 segundos nesse feito de engenharia, reconhecido desde 2015 pelo Guinness como o elevador externo mais alto do mundo.

"É super-rápido", afirma Jin Shihao, um turista chinês que afirma não ter sentido medo na viagem, pela qual pagou 125 iuanes (R$ 102).

Inaugurado em 2002, o elevador Bailong ("Cem dragões", em chinês) está localizado na província montanhosa de Hunan, especificamente na área da cidade de Wulingyuan, que faz parte do patrimônio mundial da Unesco desde 1992.

"Uma das razões pelas quais vim aqui é porque este lugar inspirou 'Avatar'. Gostamos muito do filme e este lugar é maravilhoso", diz Qiao Ke, um turista de 45 anos acompanhado da família.

Wulingyuan cobre uma área de 26 mil hectares, na qual existem cerca de 3.000 pináculos rochosos, alguns deles com 200 metros de altura.

Essa paisagem natural, quase onírica, ficou conhecida mundialmente por ter inspirado o diretor James Cameron a criar Pandora, o planeta imaginário onde se passa seu famoso filme, lançado em 2009.

"Construímos o elevador, porque a topografia do local realmente se presta a esse meio de transporte", diz Liu Jie, diretor da empresa que opera a atração.

"Antes havia apenas um teleférico com capacidade muito limitada, e os turistas tinham que esperar muito ou subir a pé, o que leva três horas e não é muito prático", acrescenta.

Uma média de 8.000 pessoas usa o elevador todos os dias. No ano passado, antes do aparecimento da pandemia de coronavírus, foram em torno de 14 mil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.