Brasileiros não encontram data disponível para renovação de visto americano

Serviço está interrompido por causa da pandemia, ainda sem previsão de retomada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Brasileiros cujo visto para entrada nos Estados Unidos expirou durante a pandemia não conseguem, hoje, marcar uma data para entrevista de renovação nos quatro consulados do país no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre) ou na embaixada, em Brasília.

Com o serviço suspenso por causa da pandemia, o candidato que buscasse uma data para a entrevista de renovação (ou quem quiser tirar o visto pela primeira vez) nesta sexta (23), encontraria, no site da embaixada, a mensagem de que apenas casos emergenciais podem ser analisados.

Até pouco tempo atrás, porém, era possível agendar uma data, mas só para o fim do ano.

"Falei para os meus clientes ficarem de olho no site porque às vezes abrem janelas antes e a pessoa consegue antecipar a data", diz Daniel Toledo, advogado de imigração que tem escritórios no Brasil e nos EUA.

Segundo ele, um de seus clientes conseguiu, remarcação após remarcação, reagendar uma entrevista inicialmente marcada para novembro para o final de junho.

Isso se dá por causa de eventuais cancelamentos ou aumento de demanda, o que faz com que o consulado abra novos horários, mas a antecipação não vai valer de nada se os serviços não forem retomados até lá. E ainda não há previsão para a retomada.

A assessoria de imprensa da embaixada afirma que o órgão "vai planejar o retorno do processamento de vistos rotineiros assim que a situação permitir" e que não pode fornecer uma data específica até o momento.

Houve, recentemente, não se sabe se por causa da pandemia (a embaixada não confirma), uma alteração importante, porém, nos processos de renovação.

Antes, quem tinha o visto vencido há, no máximo, um ano, poderia fazê-la de forma simplificada, sem necessidade de entrevista (mas ainda assim tendo de agendar uma data para ir fisicamente aos postos de expedição levar documentos e comprovantes de pagamento). Hoje, o site da embaixada informa que o processo simplificado pode ocorrer para quem teve o documento vencido há até 48 meses.

O visto de não imigrante (B1 e B2), para negócios e turismo, respectivamente, têm duração de dez anos. Venceram no ano passado vistos expedidos em 2010 e, neste ano, vencem os tirados em 2011. De acordo com dados do Departamento de Estado americano, foram emitidos para brasileiros em 2010 546.866 vistos e, no ano seguinte, 791.790.

A reportagem questionou embaixada e consulado de São Paulo sobre quantas pessoas estão na fila para a renovação, mas os órgãos afirmaram não divulgar esse tipo de informação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.