Veja como viajar para lugares mostrados em '007', 'White Lotus' e 'The Last of Us'

Agências de turismo investem no filão do entretenimento e montam pacotes que levam a locais de filmagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Isabella Kwai
The New York Times

Da desolação pós-apocalíptica da série "The Last of Us" aos glamorosos destinos europeus vistos nos filmes de James Bond, uma fonte de inspiração para viagens vem ganhando popularidade, agora que as restrições impostas por conta da pandemia estão sendo removidas: os mundos fictícios do cinema e da televisão.

O "set-jetting" –uma proposta que brinca com a ideia contida na expressão "jet-set"—, influenciará a escolha de destinos de viagem este ano, dizem os analistas. O número de buscas referentes a locais de filmagem dos filmes e programas de TV disparou, e a expectativa é de que o entretenimento se torne a principal fonte de inspiração para os viajantes, de acordo com pesquisas de empresas de viagens online como a Expedia.

Imagens do palacete Villa Tasca, cenário de 'The White Lotus'
Imagens do palacete Villa Tasca, cenário de 'The White Lotus' - Divulgação

Em resposta, locais turísticos, operadoras e até mesmo produtoras estão se esforçando por oferecer novas experiências que permitam que as pessoas se envolvam com os seus mundos ficcionais favoritos. O governo da província de Alberta, no Canadá, está preparando um mapa de locais de filmagem que os devotos de "The Last of Us" poderão visitar viajando de carro.

Mas talvez não haja coisa alguma tão imersiva e extravagante quanto uma nova série de excursões privadas que usam James Bond como tema.

Elas incluem um percurso em alta velocidade pelo rio Tâmisa usando uma lancha igual à utilizada no filme "007 – O Mundo Não é o Bastante"; uma viagem de iate pelas águas ao largo da Côte d’Azur, e até o cassino de Monte Carlo, em um barco como o usado em "007 Contra Goldeneye"; e um passeio de helicóptero sobre os picos nevados dos Alpes, na Áustria, onde "007 Contra Spectre" foi filmado, em companhia de Chris Corbould, um veterano dos efeitos especiais.

As pessoas se sentem tão atraídas pelas locações dos filmes quanto pelas tramas, disse Tom Marchant, um dos fundadores da Black Tomato, uma agência de viagens que opera em Nova York e Londres e foi contratada pela produtora dos filmes de James Bond, a EON Productions, para celebrar o 60º aniversário do primeiro filme da franquia, "007 Contra o Satânico Dr. No", em 2022.

O objetivo das viagens, disse Marchant, era uma imersão "sem paralelo" no mundo de 007. O custo? A partir de US$ 18,5 mil (R$ 91,44) por pessoa por uma experiência de cinco noites, e a partir de US$ 73,5 mil (R$ 363,28 mil) por pessoa para a experiência completa de 12 dias.

O desejo de estar imerso em mundos fictícios também foi percebido por empresas de streaming como a Netflix, que está expandindo seu calendário de eventos interativos (cujos preços são muito mais acessíveis). Os participantes recebem uma oportunidade de se vestir como os personagens e de se envolver em linhas de enredo de séries como "Bridgerton" e "Stranger Things".

Entre os maiores beneficiários do turismo de tela este ano, dizem os consultores de viagens, está a cidade de Taormina, na Sicília, onde se passa a segunda temporada de "The White Lotus", da HBO. Uma excursão temática, com preço de US$ 7,5 mil (R$ 37 mil) e uma semana de duração, teve procura tão grande que sua lotação se esgotou com meses de antecedência, de acordo com a Quiiky Travel, uma operadora de turismo que atende clientes LGBTQIA+.

O tráfego na web do site do Four Seasons San Domenico Palace, o hotel que serve como locação para a série, cresceu em mais de 60% depois que os episódios foram ao ar.

Gravatas-borboletas e champanhe

Já os fãs ardorosos de James Bond procura de adrenalina podem aprender como reproduzir sequências de luta com Lee Morrison, um coordenador de dublês e antigo dublê de ação de Craig, em Londres. Ou podem ouvir histórias sobre as filmagens contadas por Carole Ashby, atriz britânica que apareceu em "007 Contra Octopussy" e "007 na Mira dos Assassinos", em um jantar em Paris.

Eles também poderão se deliciar com as marcas apresentadas no mundo de Bond, incluindo uma visita a uma oficina de Aston Martins (o carro preferido do espião) em Millbrook, Inglaterra, e uma visita privada aos vinhedos Bollinger (o champanhe preferido do espião), na aldeia de Ay, França.

E por fim há a oferta mais luxuosa de excursão: uma viagem de 12 noites chamada The Assignment, com preços a partir de US$ 73,5 mil (R$ 363,28) por pessoa, que começa em Londres e leva os viajantes a cinco locais da Europa, terminando em Veneza.

Para os fãs do Bond que vivem com orçamentos mais baixos, existem outras opções. Rob Woodford, um ex-taxista no Reino Unido que conduz excursões baseadas em filmes e séries de televisão populares, está prevendo um ano atarefado. As suas excursões temáticas de James Bond tentam incluir elementos da maioria dos 25 filmes da série.

Este ano, ele está pensando em fazer uma parceria com uma fábrica de lanchas para recriar a cena de suspense de "007 – O Mundo Não é o Bastante". "Não seria uma boa ideia?", ele disse, acrescentando: "Todo mundo precisa se reinventar um pouco".

The New York Times, tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.