Um dos museus mais visitados da Alemanha, Pergamon vai fechar por 14 anos

Espaço passará por reformas estruturais para impedir vazamentos que datam da Segunda Guerra Mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos principais espaços artísticos da Alemanha, o Museu Pergamon, que guarda obras históricas como o portão de Ishtar, que adornava a entrada da antiga cidade da Babilônia, permanecerá fechado por 14 anos para obras estruturais.

Fachada do Museu Pergamon, em Berlim, Alemanha, que permanecerá fechado por 14 anos para obras - John Macdougall/ AFP

De acordo com comunicado oficial da instituição, as obras, com início agendado para o dia 24 de outubro, pretendem consertar danos que datam ainda do período da Segunda Guerra Mundial, quando o Museu sofreu abalos que ainda comprometem a conservação das obras de arte e não foram resolvidos por reformas anteriores.

A ideia é que pelo menos uma das alas do museu reabra para o público daqui a quatro anos, porém todo o espaço só poderá voltar a ser visitado em 2037. Ainda de acordo com a instituição, as obras devem custar 1,5 bilhões de euros.

Localizado na Ilha dos Museus, o Pergamon é o maior espaço dedicado à arte da capital alemã. Durante o período em que permanecer fechado ainda será possível visitar outros lugares, como o Museu Antigo, o Museu Novo, Antiga Galeria Nacional, Museu Bode e a Galeria James-Simon.

Erramos: o texto foi alterado

A obra total do museu custará 1,5 bilhões de euros e não 1,2 bilhões, como publicado anteriormente. A informação foi corrigida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.