Quer esquiar na América do Sul? Veja dicas sobre aonde ir e o que levar

Temporada de neve, de junho a setembro, transforma picos do Chile e da Argentina em pistas de esqui

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alexandre Putti
Rio de Janeiro

A América do Sul abriga destinos de esqui que entretém de iniciantes até profissionais do esporte.

A temporada de neve começa agora, por volta de junho, e vai até setembro, quando o calor retorna ao hemisfério sul. Para o começo e o fim desse período, é possível encontrar promoções tentadoras. Mas Rodrigo Guimarães, esquiador e proprietário da Ski Travel, agência especializada em esportes na neve, avisa que o barato pode sair caro.

"No início e no final de temporada, o risco de ter pouca neve é muito grande. De forma geral, final de julho e agosto são os melhores meses de neve", diz.

Homem com esquis voa sobre montanha de neve
Esquiador desce montanha na estação de Cerro Chapelco, na Argentina - Divulgação

Veja a seguir dicas para esquiar pela primeira vez na América do Sul.

Começando sua jornada no esqui

Antes de decidir em qual país vai esquiar, o turista precisa se preparar fisicamente para essa aventura. Isso porque esqui é um esporte que, mesmo para iniciantes, demanda esforço e condicionamento físico.

Rodrigo Guimarães, esquiador e proprietário da Ski Travel, uma agência de viagens especializada em esportes na neve, recomenda de três a seis meses de bastante exercícios para o esquiador ficar forte e alongado. "Grande parte das pessoas que se machucam são aquelas que não se preparam", diz.

Já sobre o local, Rodrigo indica os que sejam esqui in/out, ou seja, que o esquiador consiga sair e voltar do hotel esquiando. "Quando você está em um destino em que a montanha é longe do hotel, é bem mais cansativo", afirma.

Para os iniciantes, o esquiador indica o Valle Nevado e Chillán, ambos no Chile, e o Las Leñas, na Argentina.

Qual roupa levar?

Itens como casacos impermeáveis, calças, luvas e meias térmicas, além dos gorros, são indispensáveis para se manter aquecido e seco. Um protetor de pescoço ou cachecol também são bem-vindos para se proteger do vento gelado das montanhas.

Comece com uma camada de base térmica, que ajuda a manter o calor do corpo e absorve a umidade. Opte por tecidos de secagem rápida, como poliéster ou lã merino.

Bariloche, na Argentina
Bariloche, na Argentina - Education Images/Education Images/UIG via Getty Images

Uma ou mais camadas intermediárias, como suéteres de lã ou fleece, ajudam a manter o frio longe do corpo. Adicione ou remova camadas conforme necessário para ir controlando a temperatura.

É recomendável que essas peças sejam respiráveis, daquelas que evitam o acúmulo de umidade ao mesmo tempo que protegem contra o frio, para evitar que você fique úmido por dentro.

Além das roupas de esqui, leve roupas confortáveis para usar após um dia nas pistas. Isso inclui suéteres quentes, calças confortáveis e calçados adequados para relaxar.

Alugar ou comprar roupas?

A maioria dos resorts oferece serviços de aluguel das roupas de esqui. É recomendável reservar com antecedência, especialmente durante a alta temporada, para garantir disponibilidade.

Guimarães, da Ski Travel, recomenda o aluguel de roupas apenas para as pessoas que vão admirar a neve. Para os esquiadores, a compra é a melhor opção. Aqui no Brasil, existem lojas de departamento em shoppings onde se encontram parte dessas roupas. Quem preferir comprar no destino pode encontrar mais opções e, às vezes, preços mais em conta.

Alugar ou comprar equipamentos?

Para iniciantes, alugar equipamentos é geralmente a escolha mais sensata. Isso permite que você experimente diferentes tipos de esquis e pranchas de snowboard antes de investir em um conjunto próprio. À medida que você ganha experiência e confiança, pode considerar a compra de equipamentos personalizados.

Guimarães recomenda a compra apenas para os esquiadores que vão todos os anos, principalmente o capacete e as botas, que são itens mais baratos. "Como levar bagagens nos voos está cada vez mais caro, é mais fácil alugar os esquis e snowboards no destino", diz.

Protetor solar

Mesmo sendo inverno, o uso de óculos de sol com proteção UV e protetor solar são itens indispensáveis, pois, nas altitudes elevadas, a radiação solar é intensa, e o reflexo dela na neve pode causar queimaduras na pele e nos olhos. O esquiador ressalta que o protetor labial também é indispensável.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.