Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Moro reprovado no teste da mulher de César

Mas é popular o suficiente para correr o risco

Era uma vez a festa da "Boa Deusa", na Roma de Júlio César, em maio de 62 a.C. Só podiam participar mulheres, comandadas por Pompeia Sula, segunda mulher de César, jovem e bela. Publius Clodius, apaixonado por Pompeia, disfarçou-se de tocadora de lira e entrou clandestinamente na festa para chegar perto de sua paixão proibida.

O juiz Sergio Moro pede silêncio ao falar com a imprensa no Rio de Janeiro, após aceitar o convite de Jair Bolsonaro para o Ministério da Justiça
O juiz Sergio Moro pede silêncio ao falar com a imprensa no Rio de Janeiro, após aceitar o convite de Jair Bolsonaro para o Ministério da Justiça - Mauro Pimentel/AFP

O plano fracassou. Publius foi descoberto sem nem sequer chegar perto de Pompeia. Não obstante, armou-se tal escândalo que César divorciou-se da mulher, para espanto dos senadores romanos. Queriam saber porque ele quis o divórcio, mesmo sem haver qualquer indicação de que a mulher o traíra. César respondeu: “A mulher de César deve estar acima de qualquer suspeita”.

Desse episódio nasceu um provérbio, que se repete ao longo dos séculos: "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta".

Aplica-se à perfeição ao casamento Sergio Moro/Jair Bolsonaro. Não há como provar que Moro condenou Luiz Inácio Lula da Silva para afastá-lo da disputa eleitoral e, assim, abrir o caminho para outro candidato, que acabou sendo Jair Bolsonaro, o que agora convida o juiz para ser um superministro da Justiça.

Na verdade, nem foi Moro diretamente quem tirou Lula do páreo. Foram os juízes da segunda instância que referendaram a condenação e ainda aumentaram a pena. Só assim o líder petista tornou-se inelegível.

O próprio Bolsonaro deu corda na suspeição, ao dizer que o trabalho de Moro, "muito bem feito", o ajudara a crescer politicamente.

Para os petistas, é uma confissão até desnecessária. Sergio Moro já era o inimigo público número um. Mesmo que, em vez de ser ministro de Bolsonaro, tivesse sido chamado para trabalhar ao lado do papa Francisco, seria suspeito.

O problema, para Moro, é que, agora, há mais gente suspeitando, do que dá prova o título da capa desta sexta-feira (2) do jornal espanhol El País: "O juiz que pôs Lula na prisão será um superministro com Bolsonaro".

Está clara a insinuação, certo? Claro que a parte hidrófoba do bolsonarismo dirá que El País é comunista, rotulação que essa gente vem usando com ridícula frequência. É patético porque, entre outras razões, o comunismo ficou sepultado sob os escombros do Muro de Berlim, faz quase 30 anos.

Mas um magistrado respeitado como Carlos Ayres Britto, que nem o mais fanático bolsonarista pode chamar de comunista, disse ao jornal O Globo que Moro no governo compromete a imagem do Judiciário. Acrescentou: "Os magistrados devem manter o máximo de distância dos outros dois poderes".

Reforçou nesta Folha Reinaldo Azevedo, outro que só paranoicos poderiam acusar de comunista ou esquerdista: "Ministro Moro é Judiciário com partido".

Um como o outro deixam claro que a um juiz, como à mulher de César, não basta ser imparcial, é preciso parecer imparcial, condição que ficou arranhada nesse episódio.

Mas há o contraponto: os aplausos à nomeação de Moro foram muito, mas muito mais amplos do que as críticas e restrições. Explicável: o juiz é extremamente popular, Bolsonaro está em lua de mel com uma parte significativa da sociedade, e a maioria do eleitorado aprova a prisão de Lula —51%, segundo pesquisa Datafolha de um mês atrás, mais 8% que defendem a condenação mas preferem que seja transferido para prisão domiciliar.

Significa que Moro pode passar tranquilamente por cima da necessidade de ser e de parecer ser imparcial e, ainda assim, receber aplausos.

Se continuarão ou não, vai depender do que fizer no governo. Não é uma missão trivial: ficou com a responsabilidade de encarar dois dos problemas que levaram o eleitorado a passar o rodo no establishment político tradicional, corrupção e criminalidade.

Erramos: o texto foi alterado

O muro de Berlim caiu há quase 30 anos, e não há quase 40. O texto foi corrigido.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.