Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2011 - 23h12

Grupo decide manter ocupação na USP e agride a imprensa

Publicidade

RAFAEL SAMPAIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atualizado em 08/11/2011 às 00h20.

Mesmo com o fim do prazo dado pela Justiça, que terminou às 23h desta segunda-feira, os alunos que invadiram a reitoria da USP decidiram manter o prédio ocupado.

Veja fotos dos estudantes acampados na reitoria
Vídeo mostra ocupação do prédio da reitoria da USP
Grupo considera insuficiente proposta para deixar reitoria da USP
Invasores têm domingo de sono dentro da reitoria da USP
Alunos têm até as 23h para sair de reitoria da USP
USP admite discutir com alunos convênio com a PM
Prédio da USP não foi danificado por alunos, diz comissão
Ocupar foi iniciativa da minoria, diz diretor do DCE da USP

A decisão foi tomada no limite do prazo estabelecido, após uma assembleia que reuniu 300 estudantes, segundo guardas universitários, e 550, segundo os organizadores. A manutenção da invasão foi aprovada por unanimidade.

Após a votação, os estudantes passaram a agredir os jornalistas. Um cinegrafista caiu após ser empurrado e um fotógrafo teve a câmera arrancada e machucou as mãos --ele foi levado ao hospital.

O clima ficou tenso e, após os grupos ficarem separados, os alunos arremessaram pedras na direção dos jornalistas. Um cinegrafista foi atingido e ficou levemente ferido.

No momento do tumulto, não havia guardas universitários nem PMs no local. Após a confusão, um representante dos invasores disse que tratou-se de uma situação isolada.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Grupo que ocupa reitoria da USP entra em confronto com membros da imprensa; prazo para desocupação acabou às 23h
Grupo de estudantes que ocupa reitoria da USP entra em confronto com membros da imprensa

Na assembleia, vários estudantes disseram estar dispostos a resistir caso a PM faça a reintegração de posse.

O comandante-geral da PM, coronel Álvaro Camilo, afirmou que a retirada dos invasores pode ocorrer a qualquer momento a partir do fim do prazo dado pela Justiça. A ação da força policial está autorizada, "a menos que a universidade manifeste desejo contrário", segundo Camilo.

Mais cedo, às 18h, uma reunião de negociação entre representantes da reitoria e alunos terminou em impasse.

O superintendente de relações institucionais da USP, Wanderley Messias da Costa, chegou a deixar a sala onde ocorria o encontro.

A proposta apresentada à tarde pela universidade previa que os alunos e funcionários não fossem punidos por participar da invasão.

A reitoria também manteve a oferta de criar grupos para discutir o convênio com a PM --principal motivo da invasão-- e revisar processos administrativos contra estudantes.

Os alunos, no entanto, consideraram a proposta insuficiente, já que há chance de novos processos se for provado que houve vandalismo no prédio invadido.

No dia 27 de outubro, três alunos da USP foram detidos por posse de maconha. Houve reação de colegas, que investiram contra a PM. Policiais usaram bombas de efeito moral e cassetetes para levar os rapazes à delegacia --depois eles foram liberados.

Na mesma noite, um grupo de cem estudantes invadiu um prédio administrativo da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). Na terça passada, mais de mil alunos realizaram uma assembleia que decidiu, por 559 votos a 458, pela desocupação do edifício.

A minoria derrotada, porém, decidiu invadir a reitoria, onde hoje há cerca de 50 manifestantes --a USP toda tem cerca de 82 mil alunos (50 mil só na Cidade Universitária).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página