Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2012 - 08h19

Sem apresentar visto de estudante no Rio, espanhol é deportado

Publicidade

DE SÃO PAULO

O espanhol Pablo Soto foi deportado anteontem ao desembarcar no Aeroporto Internacional Galeão, no Rio de Janeiro. O arquiteto e ativista estava inscrito no curso de pós-graduação da ECO (Escola de Comunicação), da UFRJ (Universidade Federal do Rio), mas não tinha visto de estudante, obrigatório.

Veja imagens da idosa ao desembarcar no Brasil
Idosa de 77 anos é retida por três dias no aeroporto de Madri
'Foi cachorrada', diz idosa retida em aeroporto de Madri

A informação é da reportagem de Marco Antônio Martins, publicada na edição desta sexta-feira da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

O arquiteto apresentou à imigração documento comprovando que estuda na UFRJ. Mas, para entrar no país, o estudante estrangeiro precisa ter em mãos o visto temporário. Se ele viesse a passeio, não haveria a exigência de visto.

A deportação de Soto ocorreu a 15 dias da chamada "lei de reciprocidade". A partir de 2 de abril, todo espanhol que desejar entrar em território nacional terá de seguir uma série de exigências, como apresentar renda mínima de R$ 170 por dia e local onde ficará hospedado, por exemplo.

Há cinco dias a brasileira Dionísia da Silva, 77, ficou retida por três dias no Aeroporto de Barajas, em Madri, e depois foi mandada de volta ao Brasil por não cumprir exigências semelhantes.

Fabio Braga - 8.mar.12/Folhapress
Idosa deportada pelo governo espanhol se emociona ao desembarcar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos
Idosa deportada pelo governo espanhol se emociona ao desembarcar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página