Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2012 - 16h47

Fenômeno natural que destruiu casas no RS pode ter sido um tornado

Publicidade

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

O fenômeno natural que destruiu casas, derrubou postes e arrastou carros no município de Santa Bárbara do Sul (a 347 km de Porto Alegre), na noite de sábado, pode ter sido um tornado com ventos acima de 100 quilômetros por hora, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Temporal danifica cem casas e deixa moradores sem luz em cidade do RS
Chuva forte danifica casas em Santa Bárbara do Sul (RS)

A meteorologista do instituto Helenir Trindade diz que não é possível assegurar que houve um tornado, porque ninguém registrou imagens do fenômeno. Mas ela afirma que as características são desse tipo de evento.

"Pelos danos ocorridos, pode ter ocorrido [um tornado]. Pelas fotos, o vento pode ter ultrapassado 100 quilômetros [por hora]", disse a meteorologista.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ainda não terminou de avaliar os danos causados, mas já afirma que o número de casas completamente destruídas passou chega a 20. De ontem para hoje o número de imóveis danificados subiu de cerca de 100 para 160. A Prefeitura de Santa Bárbara do Sul contabiliza 300 imóveis afetados.

O vendaval durou menos de cinco minutos, mas foi capaz de arrancar árvores e postes. Carros foram deslocados por até 15 metros.

Hoje foi dia de retirar entulhos e contabilizar danos na cidade de menos de 9.000 habitantes. A telefonia fixa ainda não foi restabelecida, e os celulares funcionam com irregularidade.

A RGE (Rio Grande Energia) informou que o fornecimento de energia foi restabelecido onde era possível religá-la. Alguns pontos da cidade ainda estão sem luz por conta da destruição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página