Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2012 - 20h02

Justiça impede fechamento do shopping West Plaza, em SP

Publicidade

ANDRÉ MONTEIRO
CAROLINA LEAL
DE SÃO PAULO

O shopping West Plaza, na zona oeste de São Paulo, conseguiu na Justiça uma liminar (decisão provisória) impedido seu fechamento pela prefeitura, que encontrou irregularidades no estabelecimento.

Alvará do shopping Continental, em SP, é cassado
Shopping Mooca consegue documento de fim de obra
West Plaza recebe multa e 30 dias para regularizar obras
Ministério Público vai apurar "teatros-fantasmas" em shoppings
Investigado, ex-diretor da prefeitura é convidado a depor em SP
Promotor apura se gestão Kassab foi omissa na fiscalização

O juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 11ª Vara de Fazenda Pública, considerou que o shopping está realizando obras de regularização.

O estabelecimento entrou na Justiça afirmando que a prefeitura não havia concedido prazo de 90 dias para regularizar sua situação, conforme determina a lei, e anexou fotos das obras que está realizando. Segundo o shopping, o prazo dado venceria na sexta-feira (14).

"Considerando que a parte alega que estaria providenciando o quanto determinado pela prefeitura (há fotos de obras), defiro em parte o pedido de liminar exclusivamente para que o estabelecimento não encerre suas atividades antes de formado o contraditório nos autos, oportunidade em que a tutela de urgência ora deferida poderá ser reavaliada", afirma o juiz na decisão publicada nesta terça-feira (11).

O juiz também determinou que a prefeitura não poderá lavrar novas multas ao shopping com base nas mesmas irregularidades já encontradas.

MULTAS

No dia 20 de agosto, o West Plaza recebeu multa de R$ 629.862,24 e um prazo de 30 dias para corrigir as irregulares apontadas pela Subprefeitura da Lapa.

Ele já havia sido multado dias antes em R$ 300 mil, mas como não regularizou a situação uma nova infração foi aplicada. Na ocasião, a prefeitura cassou o alvará de funcionamento do shopping, que teria áreas construídas sem autorização.

Em novo despacho nesta quarta-feira, o juiz acolheu os argumentos apresentados pelo shopping e concedeu outra liminar suspendendo a exigência do pagamento das duas multas.

Editoria de Arte/Folhapress

BLITZ

O West Plaza está na lista de 28 shoppings com irregularidades em São Paulo --oito têm menos vagas em estacionamentos do que o exigido pela legislação, dez construíram sem ter autorização e 14 deles não possuem toda a documentação necessária para funcionar.

As ações da prefeitura começaram após a Folha mostrar que uma ex-executiva da área de shoppings acusa a empresa em que trabalhou --a BGE, do grupo Brookfield-- de pagar propina a agentes públicos para obter alvarás de obras.

Procurado, o West Plaza confirmou as decisões, mas informou que não tinha informações a acrescentar.

A Secretaria das Subprefeituras também foi procurada, mas não respondeu aos telefonemas e e-mail da reportagem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página