Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2013 - 17h41

Número de vítimas das chuvas já chega a 31 em Petrópolis (RJ)

Publicidade

DE SÃO PAULO
DO RIO

A Defesa Civil confirmou na tarde desta quinta-feira a morte de mais uma pessoa na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio, em decorrência das chuvas dos últimos dias. Com isso, o total de óbitos já chega a 31.

Envie seu relato ou imagem das chuvas no Rio
Promotoria pede obra contra transbordamento de rios
Governo do Rio vai criar "UPP da tragédia" para vítimas das chuvas
Herói da enchente de 81 perde filha e netos nas cheias deste ano

O órgão não deu detalhes sobre a última vítima encontrada. Mais cedo, outros dois corpos já tinham sido localizados na região, sendo um deles num deslizamento da BR-40, bairro de Quitandinha, e o outro no meio de escombros, em um riacho próximo ao terminal rodoviário.

Os temporais tiveram início no fim de semana e já deixaram mais de 4.000 pessoas desabrigadas. Foram registrados vários alagamentos e deslizamentos de terra.

Entre os mortos em Petrópolis estão dois agentes da Defesa Civil. Fernandes de Lima, 44, e Paulo Roberto Filgueiras orientavam moradores a abandonar a área, quando uma nova avalanche arrastou um muro, que caiu sobre os dois. Eles morreram na hora. Um terceiro agente sofreu traumatismo craniano e está internado.

Para a Defesa Civil, parte das vítimas das chuvas em Petrópolis poderia ter sobrevivido se os moradores tivessem atendido ao alerta das sirenes e deixado rapidamente a área.

Em dois pontos onde houve mortes (Bingen e Lagoinha), no entanto, não havia sirenes, porque elas são classificadas como áreas de risco 3 em uma escala de 1 a 4 --os equipamentos são colocados apenas em regiões com grau máximo de risco.

O governo do Rio enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa para tornar obrigatória a inclusão de mapeamento de áreas de risco feito pelo Estado nos planos diretores dos municípios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página