Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2010 - 07h52

Complexo do Alemão, no Rio, receberá cabines do teleférico em dois meses

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

As cabines do teleférico que está sendo instalado no Complexo do Alemão, na Penha, zona norte do Rio, devem ser instaladas nos próximos dois meses. O projeto está incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e vai atender a cerca de 85 mil pessoas que moram no alto do morro e têm dificuldade de se locomover na comunidade.

A secretaria de Obras do Estado informou que cada uma das 152 cabines terá capacidade para dez passageiros e que o teleférico, cujas obras começaram em setembro do ano passado, deve entrar em operação em dezembro deste ano. A estação ferroviária de Bonsucesso será a primeira do circuito, seguindo as estações do Morro do Adeus, Morro da Baiana, Morro do Alemão, Itararé e Fazendinha. O percurso deverá ser realizado em aproximadamente 16 minutos.

Para o presidente da Associação de Moradores do Morro da Baiana, Jorge Teixeira Gomes, a expectativa é de que o projeto realmente ajude os moradores. "Eu não posso afirmar que esse teleférico vai ser realmente útil, mas, se ele cumprir o que os políticos falaram, então acho que vai ser bom. Porém, vou esperar ficar pronto e começar a funcionar para falar melhor sobre isso", afirmou.

O investimento total do PAC no Alemão é de R$ 721 milhões. No complexo, já foram entregues 728 unidades habitacionais, o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, um Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante, o Complexo de Atendimento à Saúde com uma Unidade de Pronto-Atendimento 24h, e obras de infraestrutura na comunidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página