Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2010 - 07h59

Baile funk gera a maior multa da história da Lei Cidade Limpa em SP

Publicidade

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO

A colocação de centenas de cartazes para divulgar um baile funk em Guarulhos (Grande São Paulo) gerou ontem (11) a maior multa da história da Lei Cidade Limpa, em vigor desde janeiro de 2007 em São Paulo.

Kassab lança ação para embelezar praças de São Paulo
Clube ocupa calçada e cria polêmica em Higienópolis
Após lei Cidade Limpa, táxis voltarão a ter propaganda
Publicidade vai bancar restauração do edifício Copan

A prefeitura contou 237 cartazes em postes e pontos de ônibus no bairro do Tucuruvi (zona norte) para divulgar o Mega Funk 2, festa com "mais de 100 M's ao vivo" que resultará num DVD.

O valor da multa chegou a R$ 2,37 milhões --R$ 10 mil por cartaz. A prefeitura não soube informar qual era a maior autuação até então. A multada será a DM Eventos, a única das oito empresas que aparecem no cartaz que existe oficialmente, com registro na prefeitura e CNPJ.

A Folha encontrou um site em nome da DM Eventos, mas o responsável, que se identificou como Marcos, afirmou não ter relação com o cartaz. Disse, ainda, que já teve problemas com o uso indevido do nome da empresa.

Quem aparece no cartaz como organizadora da festa é a GR6 Eventos, que, segundo a prefeitura, é uma "empresa fantasma" e, portanto, não tem como ser punida.

Fantasma, porém com página na internet, onde há cartazes de várias festas funk, principalmente na zona norte. Entre as atrações, artistas como MC Roba Cena, Os Ousados, Gorila & Preto, MC Menorzinha e Belet & Oreia.

A Folha ligou para o telefone que aparece nos cartazes, mas não achou nenhum responsável pela GR6 Eventos. Um funcionário, que se identificou como Ricardo, disse que ninguém da empresa sabia das multas nem que é ilegal colar cartazes.

Prefeitura de São Paulo/Divulgação
Cartaz anuncia baile funk na zona norte de SP; empresa foi multada por não respeitar Lei Cidade Limpa
Cartaz anuncia baile funk na zona norte de SP; empresa foi multada por não respeitar Lei Cidade Limpa

DIFICULDADE

"Em alguns casos, é muito difícil identificar o responsável, que não tem endereço, só tem telefone celular. Mas estamos fazendo grande esforço para identificar as empresas", diz Sérgio Teixeira Alves, subprefeito de Santana.

Para ele, esse tipo de multa tem efeito preventivo. "Serve para mostrar que a prática não será tolerada. O recado é para não fazer mais isso."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página