Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 08h49

Cidade de São Paulo terá ar seco ao menos por mais uma semana

Publicidade

DE SÃO PAULO

O paulistano que está sofrendo com o tempo seco terá que aguentar a situação por pelo menos mais uma semana: não há previsão de chuva e a tendência é que a temperatura fique em torno de 30°C e o ar continue seco.

Veja imagens do tempo seco em São Paulo
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco

Com a umidade do ar oscilando entre 20% e 30%, São Paulo entrou ontem em estado de atenção. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera preocupantes índices inferiores a 30%.

Quase todas as estações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, mediram umidade abaixo de 30%. O Mirante de Santana registrou umidade de 20% às 15h de ontem.

O CGE informou ainda que as condições atmosféricas permanecem desfavoráveis para a dispersão de poluentes, o que prejudica também a qualidade do ar.

Apesar de a umidade ter melhorado discretamente em comparação com a semana passada, a situação ainda é preocupante.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite atividades ao ar livre e se expor ao sol das 10h às 17h. Também é aconselhável aumentar a ingestão de líquidos para evitar desidratação.

Você segue as recomendações para o tempo seco? Vote

Gabriel Contino, 29, por exemplo, sempre carrega uma garrafa de água quando vai pedalar com os amigos. Durante o inverno, reclama do tempo seco. "A gente fica todo ressecado por dentro."

O pneumologista Clystenes Soares Silva, da Unifesp, diz que o ar seco e poluído realmente traz implicações ao aparelho respiratório. "A garganta arranha, a boca e o nariz secam. Além do incômodo, há mais risco de inflamação e desidratação."

A auxiliar de limpeza Elaine Santos, 27, mãe de cinco filhos, sabe bem disso. "Todo ano é assim: eles ficam com inflamação na garganta por causa do tempo seco", diz.

Nas pessoas com problemas como rinite, bronquite ou asma, o tempo seco é ainda mais prejudicial. "Nessas condições, é comum desencadear a crise", diz Silva.

É o caso da filha caçula da administradora de empresas Cristiane Conceição, 38. A menina tem rinite e, com o tempo seco, faz inalação e usa umedecedor de ar. "Minhas filhas desanimam de brincar com esse tempo."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página