Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2010 - 20h15

Com umidade a 12,6%, Campinas obriga donos de terrenos a cortar matagais

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
DE CAMPINAS

Campinas (93 km de SP) registrou hoje umidade relativa do ar de 12,6% e ficou próxima de decretar situação de emergência, segundo o centro meteorológico do Instituto Agronômico da cidade.

Veja imagens do tempo seco em São Paulo
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco
Umidificador, toalhas molhadas e baldes são opções para melhorar o ar
Umidade do ar em SP volta a 19%; Goiânia (GO) registra 12%
Ar seco deixa quatro regiões de São Paulo com clima de Saara
Prefeitura de SP pode suspender aulas caso umidade do ar atinja os 12%

O município está em estado de alerta e completou 41 dias sem chuva. A temperatura máxima na cidade atingiu 32,3º C, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas, da Unicamp.

A Defesa Civil local deve intensificar a operação "Tolerância Zero" para coibir incêndio em terrenos particulares da cidade.

Desde de o início da operação já foram notificados para cortar o mato alto cerca de 650 proprietários na cidade. "A operação conseguiu minimizar os efeitos do ar seco na cidade porque coibiu muitas queimadas", disse o coordenador da Defesa Civil, Sidney Furtado.

Moradores também foram orientados a não queimar resíduos --folhas secas, pneus e outros objetos-- nas ruas e em terrenos.

Também devido ao tempo seco, a prefeitura pediu que as unidades de saúde orientem os seus usuários sobre cuidados a serem tomados, "com atenção especial a pacientes idosos, crianças e os portadores de doenças respiratórias crônicas".

A Defesa Civil recomendou que as escolas evitem dar aulas de educação física nos períodos em que a umidade do ar costuma ficar mais baixa --das 10h às 16h. Abaixo de 12% é decretada emergência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página