Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2010 - 11h49

Quase 50% da população brasileira já foi recenseada, diz IBGE

Publicidade

DE SÃO PAULO

O segundo balanço do andamento da coleta de dados do Censo 2010 mostra que 48% da população e 47% dos domicílios já forneceram informações para o instituto. Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, a maior velocidade de coleta neste censo é resultado do uso de tecnologia e do treinamento dos recenseadores. Os números finais do Censo serão divulgadas no dia 27 de novembro.

Recenseadores do Amazonas usam até voadeiras no Censo 2010
IBGE aponta problemas durante coleta de dados do Censo no RS, SP e SC
Em 15 dias, Censo 2010 já colheu dados de 33 milhões de brasileiros
Sem coletes, levantamento do IBGE atrasa em algumas cidades de SP

O presidente do instituto afirma que em grandes capitais a coleta é mais heterogênea e, em alguns casos, o recenseadores é obrigado a voltar mais vezes a uma mesma residência. Em São Paulo, 52% dos domicílios já foram visitados e 42% foram recenseados. Os dados sobre o andamento da coleta no país poderão ser acompanhados na internet, na página do instituto.

São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram afetados na primeira semana de coleta com o atraso na chegada de coletes. Outros 2 mil recenseadores estão sendo treinados e atuarão principalmente em São Paulo.

Em todo o país, oito municípios já concluíram os trabalhos: Lajeado Grande, Arvoredo, Pinheiro Preto e Entre Rios (Santa Catarina), Borá (São Paulo), Oliveira de Fátima (Tocantins) e Santo Antônio do Rio Abaixo (Minas Gerais) e Fernando de Noronha.

Até a manhã de hoje, 36,369 milhões de domicílios no país já foram recenseados. Uma das tendências que o Censo já confirma é o menor número de moradores por domicílio. Em 2000, eram 3,79. Hoje são 3,37. Os dados mostram ainda que houve um aumento no total de domicílios. Em 2000 o Censo visitou 44 milhões de domicílios. A estimativa este ano é chegar a 58 milhões de domicílios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página