Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2010 - 12h49

IBGE aponta problemas durante coleta de dados do Censo no RS, SP e SC

Publicidade

DO RIO

O primeiro balanço realizado pelo IBGE após duas semanas desde o início do Censo 2010 mostra que 15,9% dos domicílios já foram recenseados, percentual maior que a meta de 9,1% prevista para este período.

Censo 2010 já colheu dados de 33 milhões de brasileiros
Para jornalista, Censo pode confirmar aumento dos sem religião
Sem coletes, levantamento do IBGE atrasa em cidades de SP
Lula e Marisa respondem a perguntas do Censo 2010
IBGE diz que transmissão de dados do censo começou sem problemas

No entanto, o instituto detectou problemas no Rio Grande do Sul (único Estado com percentual inferior à meta de 9,1%), São Paulo e Santa Catarina. Nesses Estados, houve atraso na entrega de coletes de identificação dos recenseadores.

Segundo o presidente do instituto, Eduardo Nunes, os atrasos afetaram apenas a primeira semana de trabalho e a situação já está 100% normalizada, sem risco à continuidade do processo, que vai até 31 de outubro.

Além dos problemas com os coletes, o IBGE identificou a necessidade de contratar mais 2 mil recenseadores --185 mil já estão em atividade.

Especialmente nesses Estados (São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), todos os recenseadores que passaram no concurso já foram chamados, e será feito novo concurso. Segundo o IBGE, eles serão treinados em uma semana e não há risco de atraso na coleta dos dados.

Uma das dificuldades --já prevista-- que os recenseadores estão enfrentando é que, como há um número menor de habitantes por domicílio em comparação ao último censo, de 2000, é mais difícil achar pessoas presentes na residência para prestar as informações.

Dúvidas sobre o levantamento podem ser tiradas pelo site www.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página