Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2010 - 11h29

Umidade chega a 22% em São Paulo e Defesa Civil decreta estado de atenção

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Defesa Civil municipal de São Paulo decretou estado de atenção em toda a cidade na manhã deste sábado devido à baixa umidade relativa do ar. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, o índice estava em torno de 22% por volta das 11h. A umidade mais baixa registrada na cidade neste ano foi de 12% no dia 27 de agosto.

Veja como evitar os problemas do tempo seco
Clima em agosto registra recordes na cidade de São Paulo
SP pode suspender aulas caso umidade do ar atinja os 12%
Seca deixa reservas do país com menor nível desde 2002
Tempo seco provoca filas em hospitais do interior do Estado de SP

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

Enquanto durar o estado de atenção, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 11h às 15h e aconselha a ingestão de bastantes líquidos para evitar desidratação.

O órgão alerta ainda que a baixa umidade aumenta as chances de incêndio em pastagens e florestas e pede às pessoas que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca.

Segundo o CGE, no domingo (5) uma frente fria passa pelo oceano e traz ar mais frio e umidade para o leste e sul do Estado. Além da melhora na qualidade do ar, as temperaturas entram em declínio. Os ventos que passam a soprar não deixam a máxima passar dos 22ºC.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página