Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2010 - 10h40

Contran descarta cadeirinha infantil em táxis e estuda uso em van

Publicidade

FERNANDA BASSETTE
DE SÃO PAULO

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estuda alterar mais uma vez a resolução que determina a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas em carros de passeio.
Desta vez, o órgão analisa a possibilidade de estender a obrigação do uso do equipamento para vans que transportam crianças com menos de sete anos e meio de idade.

Rio adia para outubro multas por falta de cadeirinhas
Dois são presos suspeitos de roubar cadeirinhas
Uso da cadeirinha ainda gera dúvidas
PM barra carro sem cadeirinha e põe bebê em táxi sem o acessório
Maria Inês Dolci: Uso de cadeirinha em transporte escolar deveria ser obrigatório

Thiago Vieira/Folhapress
Polícia Militar realiza blitz na avenida Ricardo Jafer; lei da cadeirinha infantil já gerou ao menos 78 multas em São Paulo
Polícia Militar realiza blitz na avenida Ricardo Jafer; lei da cadeirinha infantil já gerou ao menos 78 multas em São Paulo

Por enquanto, táxis e ônibus estão descartados dessa obrigação. O Contran, segundo sua assessoria, está seguindo regulamentações internacionais sobre o tema, que também liberam táxis e ônibus da obrigatoriedade.

Ônibus urbanos são exemplos que permitem transportar passageiros em pé, sem uso do cinto de segurança. Para o Contran, se a lei de trânsito não obriga o uso do cinto nesses casos, não tem como obrigar que o ônibus disponibilize equipamento para transporte de crianças.

Nos táxis, o Contran entende que é complicado obrigar o taxista a disponibilizar três tipos de equipamento.

O Ministério Público Federal de SP entrou com uma ação no mês passado pedindo que a obrigatoriedade das cadeirinhas fosse estendida para vans, táxis e ônibus. A Justiça não atendeu ao pedido, alegando que mais estudos precisam ser feitos.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página