Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 19h34

Sem acordo com empresas, aeroviários ameaçam greve na antevéspera do Natal

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

Fracassou a reunião desta quarta-feira entre aeroviários, aeronautas e empresas aéreas. Segundo a presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), Selma Balbino, não houve qualquer avanço na proposta patronal, frente aos pedidos dos trabalhadores, o que aponta para uma greve nacional marcada para o próximo dia 23, antevéspera do Natal.

Aeroviários entram em estado de greve; paralisação será definida amanhã

"As empresas estão jogando no confronto. É preciso deixar claro que os trabalhadores vão para a greve dia 23 não por vontade de parar, mas por causa do radicalismo na mesa por parte da bancada patronal", afirmou Selma.

A sindicalista ressaltou que as empresas aéreas estão passando por um ótimo momento financeiro, impulsionado pelo grande número de passageiros. "Estão vivendo um céu de brigadeiro e não querem dividir nada de ganho real com os trabalhadores. Que fique claro: eles estão nos empurrando para a greve".

Na reunião de hoje, os aeroviários (funcionários que trabalham em terra) chegaram a reduzir a reivindicação de aumento salarial de 15% para 13%, mas as empresas mantiveram apenas a oferta de repor a inflação do período pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), calculada em 6,08%.

Segundo a assessoria do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), o índice inclusive já está sendo incorporado nos salários de dezembro e também no 13º salário. O sindicato argumenta que as empresas estão sem capacidade de oferecer melhor proposta pois obtiveram apenas lucro operacional este ano.

A assessoria das empresas disse que não está trabalhando com a hipótese de greve, mas que se isso ocorrer os maiores prejudicados serão os passageiros.

No dia 8 de dezembro, uma outra reunião entre representantes dos sindicatos de aeronautas (tripulantes), aeroviários (que trabalham nos aeroportos) e companhias aéreas já havia terminado sem acordo.

Os aeroviários fizeram um protesto na avenida Vinte de Janeiro, único acesso ao aeroporto do Galeão, no Rio, e ao menos 53 passageiros perderam os voos na ocasião. Houve passeata e confronto com a PM.

Um dia antes (7), um grupo de aproximadamente 30 aeroviários já havia feito um protesto do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página