Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2010 - 16h35

UTI neonatal de Cuiabá é fechada após morte de cinco bebês em uma semana

Publicidade

RACHEL BOTELHO
DE SÃO PAULO

Cinco bebês morreram na UTI neonatal do pronto-socorro municipal de Cuiabá (MT) entre os dias 18 e 26 de dezembro. A unidade foi fechada provisoriamente para desinfecção e deve ser reaberta nesta quarta-feira (29).

Ao menos três mortes foram causadas pela bactéria Staphylococcus epidermidis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os demais casos ainda estão sendo investigados.

"Como os recém-nascidos são bastante frágeis, as bactérias conseguiram se proliferar e causar infecção", afirmou o secretário municipal de saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro.

Segundo ele, as internações foram suspensas depois que as duas primeiras mortes foram associadas. "Aí os pacientes foram recebendo alta, e optamos por fechar a UTI como medida preventiva", diz.

INVESTIGAÇÃO

O CRM (Conselho Regional de Medicina) do Mato Grosso investiga denúncias de falta de material e de funcionários no local.

"Temos informações de que houve falta d'água na unidade e que os profissionais estavam usando apenas álcool 70% para desinfecção, o que é fora do padrão", disse Arlan de Azevedo Ferreira, presidente do CRM de Mato Grosso.

De acordo com ele, também há denúncias de que não havia um termômetro para cada criança e de que a mesma enfermeira atuava na UTI neonatal e na UTI de adultos. Se confirmado, disse ele, isso "contribui para infecções", segundo Ferreira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página