Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2011 - 21h06

Tumulto na Fundação Casa de Ribeirão Preto deixa 11 feridos

Publicidade

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Uma briga entre funcionários e adolescentes internados em uma unidade da Fundação Casa (ex-Febem) de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) na noite de segunda-feira (24) deixou pelo menos 11 pessoas feridas --sendo oito adolescentes e três funcionários da unidade.

A Amar (Associação das Mães e Amigos dos Adolescentes em Situação de Risco) diz que a confusão pode ter sido mais grave, com 42 garotos feridos, seis deles gravemente.

O tumulto, que a direção chama de "ato de indisciplina" e não de rebelião, ocorreu no módulo B da UIP (Unidade de Internação Provisória) Ouro Verde, com 86 internos.

A confusão começou por volta das 19h e terminou na mesma noite --a fundação não informou o horário de término do tumulto.

Segundo a fundação, a briga começou com cinco garotos e acabou envolvendo 39 adolescentes. O motivo do incidente será apurado.

Os funcionários e os internos tiveram algumas escoriações, nenhuma grave, de acordo com a instituição.

A advogada Ana Paula Vargas de Mello, membro da Amar, diz haver denúncias de agressão desde o início de dezembro. A entidade vai comunicar o Ministério Público Estadual e deve enviar representantes para visitar a unidade ainda nesta semana.

A Fundação Casa deve abrir uma sindicância e submeter os adolescentes ao Conselho de Avaliação Disciplinar. Caso sejam punidos, as sanções podem ser a proibição de visitas ou de saídas para atividades esportivas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página