Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2011 - 15h36

Após blecaute, parte de São Paulo completa 24 horas sem água

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Parte da zona sul de São Paulo e da região metropolitana da cidade completaram nesta quarta-feira 24 horas com o abastecimento de água prejudicado, após o blecaute de ontem (8), que deixou 2,5 milhões de moradores sem luz.

Alckmin diz que blecautes têm ocorrido com frequência em SP
Apagão afetou 2,5 milhões de pessoas em SP, diz secretaria

Por volta das 15h30, os reservatórios que permaneciam em recuperação eram: Grajaú, Parelheiros, Jardim Angela, e nos municípios de Embu e Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a normalização do sistema está prevista para a noite. A companhia não soube informar o número de pessoas afetadas pela falta d'água hoje.

Devido as quedas de energia, o nível dos reservatórios de toda a região do Guarapiranga, que abastece três milhões de pessoas, foi comprometido.

Márcio Neves-8.fev.11/Folhapress
Semáforos da avenida Paulista apagaram e trânsito ficou complicado nos cruzamentos
Semáforos da avenida Paulista, em São Paulo, apagaram com blecaute e trânsito ficou complicado nos cruzamentos

A primeira queda de energia, às 15h11, parou todo o sistema de bombeamento. Quando a energia foi retomada as bombas começaram a ser religadas, mas antes da normalização do sistema uma segunda queda, às 16h40, parou novamente as bombas. O trabalho de bombeamento foi retomado cinco minutos depois, quando a energia foi restabelecida completamente. Segundo a Sabesp, foram necessários 30 minutos para o início da normalização do bombeamento de água aos reservatórios.

Com a falta de energia, o abastecimento de água foi comprometido e foram afetadas 46 bombas de sete estações elevatórias da Sabesp. Ontem, a informação era que apenas 18 bombas haviam tido problemas.

Em Embu-Guaçu (Grande SP), o restabelecimento ocorreu ao longo da noite e os locais mais altos e distantes estão sendo atendidos por caminhões-pipa. No total estão à disposição até dez caminhões-pipa que são encaminhados conforme a demanda. Estão sendo veiculadas mensagens por carros de som, orientando a população sobre como solicitar o serviço de caminhão-pipa, caso necessário.

A empresa pede que o consumidor economize água para que o restabelecimento ocorra mais rápido nas regiões mais distantes e altas.

Folhapress

BLECAUTE

Segundo a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), uma falha em um dos três transformadores da subestação Bandeirantes, na zona sul, deixou a região sem energia das 15h11 às 15h21. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) afirmou que a energia foi restabelecida às 15h43.

A companhia informou que, com a falha do transformador, os outros dois foram desligados automaticamente pelo sistema de segurança da subestação. Entretanto, às 16h40 os dois equipamentos sofreram uma sobrecarga e desligaram novamente, por cinco minutos.

Segundo a CTEEP, o restabelecimento completo ocorreu às 16h45, e as causas do desligamento estão sendo analisadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página