Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2011 - 10h27

No ataque do PCC, EUA relataram "abismo" de direitos humanos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Despachos do Consulado dos EUA em São Paulo revelam que o governo americano acompanhou com preocupação os ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) a bases da Polícia Militar que deixaram 172 mortos em 2006.

Os telegramas, divulgados pelo site WikiLeaks, descrevem o contexto de insatisfação dos presos com o sistema carcerário. Os documentos também apontam o líder da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, como mandante dos ataques e negociador do cessar-fogo com a cúpula da polícia.

As correspondências afirmam haver um "abismo" em relação aos direitos humanos e que as cadeias, além de superlotadas, têm condições sanitárias primitivas.

Os comunicados são baseados em informações publicadas na época por jornais e TVs e falam também da absolvição do coronel Ubiratan Guimarães pelo massacre do Carandiru e do sequestro de um repórter da TV Globo pelo PCC, cujo resgate foi a exibição de um vídeo.

A Folha e outros seis jornais do mundo têm acesso aos telegramas do WikiLeaks antes da sua divulgação no site da organização www.wikileaks.ch.

Colaborou FERNANDO RODRIGUES, de Brasília

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página