Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2011 - 11h59

Casas de shows no centro do Rio são alvo da operação Psiu

Publicidade

LUIZA SOUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Agentes da operação Psiu (Programa de Silêncio Urbano) interditaram, na noite de sexta-feira (18), uma famosa casa de show na Lapa (centro do Rio). Outros três bares foram parcialmente interditados. O objetivo do programa é combater a poluição sonora, tornando pacífica a convivência de estabelecimentos comerciais e residenciais.

De acordo com a subprefeitura da região, moradores reclamavam dos constantes barulhos do Teatro Odisseia, que acabou sendo fechado por não possuir alvará de funcionamento.

"A nossa interdição não teve nada a ver com a operação Psiu. Nós tínhamos alvará de funcionamento sim. Estávamos, inclusive, renovando o documento, mas houve um pequeno entrave com o Corredor Cultural e tivemos esse atraso. Apontar uma casa na Lapa como barulhenta é complicado. O bairro tem barulho de tudo quanto é lado e há lugares que nem tem isolamento", explicou à Folha Daniel Kosinski, sócio do estabelecimento.

De acordo com Kosinski, o prejuízo do Teatro Odisseia, que possui cerca de 20 funcionários, é equivalente ao trabalho de quatro meses.

Já o bar Acaso, que recebeu anteriormente quatro interdições, somente poderá funcionar até a 1h, com restrição para a música. Os estabelecimentos Passarela da Cidade e Dom Lucas poderão funcionar normalmente, com restrição apenas para a música. Todos eles ficam na avenida Mem de Sá. O descumprimento levará à cassação dos alvarás.

A operação Psiu continuará fiscalizando os estabelecimentos comerciais das ruas da Lapa neste fim de semana.

Além de agentes da Subprefeitura do Centro, da Secretaria de Meio Ambiente (Smac), Vigilância Sanitária (Anvisa) e da 3ª Inspetoria de Licenciamento e Fiscalização (IRLF), as ações contarão com as participações inéditas de um morador e de um comerciante da Lapa, que também participarão das reuniões quinzenais na subprefeitura junto aos órgãos envolvidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página