Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2011 - 18h21

Líder do PSDB defende chip em armas de fogo

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), protocolou nesta terça-feira projeto de lei que obriga as fábricas de armas de fogo a adotarem, além da identificação no corpo da arma, o uso de chips. As fabricantes teriam um ano para se adaptar ao novo sistema.

Veja os papéis encontrados na casa do atirador
PMs que conseguiram deter atirador são promovidos no Rio
Senado decide propor plebiscito do desarmamento
Ministra diz que armas legalizadas contribuem com violência
Sobrinho conta que Wellington falava de religião em e-mails
Governo antecipa campanha do desarmamento
Leia cobertura sobre o massacre em Realengo

Nogueira diz que é contra um novo referendo sobre o assunto, pois a população já decidiu sobre o porte de armas. Por isso, ele alega que a aprovação do projeto poderia contribuir para a localização das armas.

'No intuito de contribuir para um controle maior e mais avançado sobre a localização de armas de fogo roubadas, furtadas ou desviadas, propomos que os dados de segurança e identificação de arma de fogo sejam gravados em chip e integralizados à arma durante a fase de fabricação, sem prejuízo de marcação dos referidos dados no corpo da rama, como se faz tradicionalmente', diz o deputado.

Para entrar em vigor, o texto ainda precisa passar pelas comissões e plenário da Câmara e do Senado. A proposta vem como uma resposta ao massacre ocorrido no Rio de Janeiro, com a morte de 12 crianças.

O Senado decidiu nesta terça-feira propor oficialmente a realização de um plebiscito para questionar a população brasileira sobre a venda de armas de fogo no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página