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16/06/2011 - 17h38

Aneel vai fiscalizar e pode multar Eletropaulo por falta de luz

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DE SÃO PAULO
DA AGÊNCIA BRASIL

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai fazer uma fiscalização específica na concessionária de energia AES Eletropaulo para investigar a demora no restabelecimento de energia na Grande São Paulo, depois de um temporal na semana passada.

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Segundo o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, se for verificado que houve demora para que o fornecimento de energia voltasse ao normal, a empresa poderá ser multada pela agência.

"A gente entende que foi um evento com dimensão maior que a normal, mas a empresa tem que restabelecer a energia no menor prazo possível. O que foi relatado é que alguns setores ficaram até três dias sem energia", explicou.

Segundo Hübner, a Aneel já tinha pedido, anteriormente, à distribuidora para que melhorasse o atendimento de emergência aos clientes.

DESCULPAS

Em anúncio publicado nos jornais, a AES Eletropaulo já havia pedido desculpas aos seus clientes que sofreram interrupção de energia por causa do vendaval. Algumas famílias ficaram entre 60 e 80 horas sem luz.

Diz a empresa que 600 mil unidades consumidoras foram afetadas, o que pode significar mais de 2 milhões de pessoas.

De acordo com o anúncio, os consumidores que tiveram problemas com aparelhos elétricos têm apenas 90 dias para reclamar. O formulário para que a reclamação possa ser feita está no site da empresa.

Após os problemas provocados pelo vendaval, o Procon-SP encaminhou ofício à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de intervenção administrativa na Eletropaulo.

Comunicado emitido pelo Procon informou que é "dever da concessionária estar preparada para enfrentar problemas climáticos e manter uma equipe eficiente para, em tempo razoável, restabelecer o fornecimento de energia".

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já tinha afirmado na quinta-feira (9) que a Eletropaulo não tem "condições mínimas" de atendimento em situações climáticas adversas.

A concessionária já recebeu R$ 18 milhões em multas, mas apenas R$ 3,5 milhões foram pagos. De acordo com o Procon, "os eventos ocorridos na semana passada demonstram que a Eletropaulo não implementou adequada estrutura de atendimento para as situações cotidianas e emergenciais, sendo necessária a adoção de providências da Aneel".

Na segunda-feira (13), a Eletropaulo afirmou por meio de nota que "tem mantido um plano de investimentos crescente, de forma a assegurar não só o atendimento ao crescimento no consumo de energia elétrica, mas também para garantir a melhoria da qualidade do fornecimento". Ela destacou ainda que seus indicadores de qualidade estão acima da média no país.

 

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