Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2011 - 09h09

TJ quer saber quais presos poderão ser soltos por nova lei

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Tribunal de Justiça de São Paulo ordenou aos juízes que revisem até o dia 27 deste mês os quase 60 mil processos de presos provisórios (que ainda não foram julgados) do Estado de São Paulo.

Força-tarefa analisa situação de presos na PB após nova lei
Cerca de 250 podem ser soltos no DF com nova lei da prisão
Nova lei deve soltar milhares de presos que não foram julgados
Reforma entra em vigor e muda a prisão preventiva

A informação é de reportagem de Afonso Benites publicada na edição da Folha desta quarta-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A determinação foi feita para que a lei 12.403, que alterou o Código de Processo Penal, seja cumprida. Na prática, parte desses presos --que representam 35% da massa carcerária do Estado-- pode ser libertada nos próximos dias.

A lei beneficia acusados não reincidentes cujos crimes tenham penas de até quatro anos, prevendo no lugar da prisão medidas cautelares (como restrição de frequentar lugares à noite) ou pagamento de fiança.

"Não significa que todos os provisórios serão libertados. Só serão os beneficiados pela lei. De 90% a 95% deverão continuar presos", diz o juiz-auxiliar da Corregedoria do TJ, Marcelo Matias Pereira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página