Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2011 - 18h46

Crea vistoria 21 bueiros no Rio e vê risco de explosão em sete

Publicidade

DO RIO

O Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro) vistoriou hoje 21 bueiros no centro do Rio e encontrou em sete deles "100% de chance de ocorrer uma explosão" caso alguma centelha seja acesa.

Problemas em bueiros da Light viram game no Facebook
Light e Promotoria firmam termo por explosão de bueiros
Light diz que situação é 'estranha' após explosão de bueiros
Após explosões em bueiros, Light passará por inspeção

Segundo o órgão, cinco dos bueiros com problemas ficam na rua Uruguaiana, entre a rua Sete de Setembro e a rua da Alfândega. Os outros dois ficam nas ruas da Assembleia e Sete de Setembro.

O engenheiro da comissão de análise e prevenção de acidentes da entidade, Luiz Cosenza, diz que a Light não deve ser a única responsabilizada pela explosão dos bueiros. Apenas na última semana, foram registrados sete casos na cidade.

"A origem desse gás tem que ser identificada, mas há enorme possibilidade de que seja da CEG. Para que uma explosão ocorra é necessário oxigênio, gás e um elemento que faça a ignição, que pode ser um fósforo ou um curto-circuito. A presença de 5% a 15% de gás já oferece risco. O que ficou comprovado é que, independentemente da quantidade, foi constatada a presença de gás no subsolo da cidade. Não importa, nesse momento, apontar culpados, mas sim, encontrar uma solução para que isso não ocorra."

Dos bueiros analisados, apenas quatro não apresentaram indícios de gás. Em outros dez foi detectada uma quantidade de gás que, embora insuficiente para causar explosões, oferece risco para funcionários que precisem entrar nos bueiros para realizar algum reparo.

Na próxima semana, em data a ser definida, o Crea-RJ deve vistoriar bueiros no bairro de Copacabana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página