Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2011 - 12h29

Falha em freios pode ter causado acidente com bonde, diz Crea

Publicidade

DE SÃO PAULO

O coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro), Luís Antônio Cosenza, afirmou hoje que uma falha no sistema dos freios pode ter causado o acidente no bonde de Santa Teresa, no Centro da Cidade, que matou ontem cinco pessoas e deixou mais de 50 feridas.

Veja imagens do acidente
Sistema de freios de bonde estava funcionando, diz secretaria
Divulgados nomes dos 5 mortos em acidente com bonde no Rio
Moradores dizem que acidente com bonde foi 'tragédia anunciada'
Acidente com bonde no Rio deixa 5 mortos e cerca de 53 feridos

A avaliação contradiz a informação da Secretaria de Estado de Transportes, de que a perícia feita indicava que o sistema de frenagem estava funcionando. Cosenza disse, no entanto, que é preciso uma análise mais detalhada para saber as causas exatas do acidente.

Apesar disso, o coordenador do Crea-RJ disse que a possibilidade de problema nos freios é indicada pela falta de marcas nos trilhos que indiquem que o freio tivesse funcionado. Cosenza acrescentou que a superlotação, outra hipótese para a causa do acidente, pode ter contribuído.

Giuseppe Bizzarri/Folhapress
Bondinho de Santa Teresa fica destruído em acidente que deixou cinco mortos e mais de 50 pessoas feridas
Bondinho de Santa Teresa fica destruído em acidente que deixou cinco mortos e mais de 50 pessoas feridas

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, dos passageiros feridos atendidos nos hospitais da prefeitura, três que estavam no Miguel Couto foram transferidos para unidades particulares, e outros dois continuam no hospital, se recuperando.

A maior parte dos feridos, 42, ficou no Hospital Sousa Aguiar. Outros seis foram para o Hospital Geral do Andaraí, e um para o Salgado Filho, no Méier.

Moradores dizem que o acidente foi uma tragédia anunciada. "Os bondes antigos estão em estado precário de conservação e os VLT têm problemas para fazer as curvas do bairro. O que aconteceu é uma tragédia anunciada, não nos surpreende", disse o advogado Abaeté Mesquita, 32, diretor da Amast (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa).

A Secretaria de Transportes suspendeu a circulação dos bondes por tempo indeterminado.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página