Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2011 - 20h43

Após 5 mortes, governo do Rio diz que vai modernizar bondes

Publicidade

DE SÃO PAULO

O governo do Rio de Janeiro afirmou em nota neste domingo que determinou à Secretaria de Transportes que "conduza um plano de modernização dos bondes".

Veja imagens do acidente
Falha em freios pode ter causado acidente, diz Crea
Sistema de freios de bonde estava funcionando, diz secretaria
Vítima de acidente com bondinho havia ganho viagem das amigas
Enterrado no Rio, condutor de bonde é tratado como herói
Moradores de Santa Teresa protestam após acidente que matou 5
Moradores dizem que acidente com bonde foi 'tragédia anunciada'

Felipe O'Neill/Ag. O Dia
Bonde que descarrilhou no Rio fica completamente destruído
Bonde que descarrilhou no Rio fica completamente destruído

A decisão vem após acidente com o bonde de Santa Teresa, que matou cinco pessoas e deixou 57 feridos na tarde deste sábado. Segundo o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro), o acidente pode ter sido causado por um problema nos freios.

A nota divulgada pelo governo diz que "a atenção e a preocupação do Estado com os bondes --ação delegada à responsabilidade direta da Secretaria de Transportes-- são constantes". De acordo com o governo, o transporte por bondes em Santa Teresa foi interrompido.

Afirma ainda que "o governador Sérgio Cabral lamenta profundamente o acidente" e "se solidariza com as famílias das vítimas, que estão tendo toda a assistência do Estado".

CAUSAS

Sobre as causas do acidente de ontem, o governo afirmou que as "questões técnicas envolvidas" devem ser respondidas pela Secretaria de Transportes, e que aguarda resultado da perícia para tomar providências.

O coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ , Luís Antônio Cosenza, afirmou hoje que uma falha no sistema dos freios pode ter causado o acidente.

A avaliação contradiz a informação da Secretaria de Estado de Transportes, de que a perícia feita indicava que o sistema de frenagem estava funcionando. Cosenza disse, no entanto, que é preciso uma análise mais detalhada para saber as causas exatas do acidente.

Apesar disso, o coordenador do Crea-RJ disse que a possibilidade de problema nos freios é indicada pela falta de marcas nos trilhos que indiquem que o freio tivesse funcionado. Cosenza acrescentou que a superlotação, outra hipótese para a causa do acidente, pode ter contribuído.

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Moradores de Santa Teresa dizem que o acidente foi uma tragédia anunciada. "Os bondes antigos estão em estado precário de conservação e os VLT têm problemas para fazer as curvas do bairro. O que aconteceu é uma tragédia anunciada, não nos surpreende", disse o advogado Abaeté Mesquita, 32, diretor da Amast (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa).

Atualmente, cinco bondes fazem a rota da estação da Carioca, no centro do Rio, até os largos de Santa Teresa, também região central.

São dois bondes antigos e três do tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilho).

O veículo que se acidentou ontem era dos antigos e, segundo os Bombeiros, já havia sofrido um problema ontem mesmo: pela manhã, chocou-se contra um ônibus, mas sem deixar feridos.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página