Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

31/07/2012 - 06h15

Jaguariúna (SP) também cancela a prova de agarrar bezerro deste ano

Publicidade

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Depois da Festa do Peão de Americana (127 km de São Paulo), que cancelou neste ano a prova conhecida como bulldog, na qual o peão tem de derrubar um bezerro com as mãos, o rodeio de Jaguariúna (123 km de São Paulo) também não deve realizar a modalidade.

Ao lado de Americana e Barretos (423 km de São Paulo), o rodeio de Jaguariúna é um dos principais do circuito nacional e começa na próxima quinta-feira (2).

Como a Folha publicou no último domingo (29), no rodeio de Americana, em junho, o bulldog já não ocorreu. A festa de Barretos, por sua vez, ainda não definiu se vai realizar a modalidade na edição que ocorre de 16 a 26 de agosto.

Tanto o cancelamento da prova em Americana, quanto o possível veto ao bulldog em Barretos, ocorrem após a morte de um bezerro no ano passado, em competição na arena da maior festa do país.

Edson Silva - 19.ago.2011/Folhapress
O bulldogueiro Cesar Brosco durante prova em que bezerro se machucou e foi sacrificado, na Festa do Peão de Barretos
O bulldogueiro Cesar Brosco durante prova em que bezerro se machucou e foi sacrificado, na Festa do Peão de Barretos

No caso de Jaguariúna, a assessoria de imprensa da empresa Santarena, que a partir deste ano organiza a festa na cidade, disse que o bulldog não está no calendário do evento, que terá apenas montaria em touros e a prova dos três tambores.

A empresa diz que nas festas onde tradicionalmente organiza os rodeios, o bulldog não era promovido. A regra foi estendida à festa de Jaguariúna, onde a modalidade ocorreu em anos anteriores.

A assessoria diz, no entanto, que não pode garantir que os donos da arena de Jaguariúna não irão realizar o bulldog em horário diferente das competições organizadas pela Santarena. A Folha não conseguiu ouvir ontem os responsáveis pelo recinto.

No primeiro fim de semana da festa de Barretos, no ano passado, um bezerro teve de ser retirado da arena carregado depois de participar da prova do bulldog.
Uma necropsia apontou que ele teve lesão nas vértebras, o que o deixou tetraplégico --por isso, foi morto.

Em junho deste ano, o Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), entidade mantida pelos organizadores da festa de Barretos, recomendou a suspensão do bulldog, por não haver garantias à saúde dos animais. A assessoria da festa de Barretos informou que uma definição sobre a prova deve sair em duas semanas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página