Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

30/09/2012 - 05h00

Candidatos propõem corredores de ônibus para Ribeirão Preto (SP)

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

A criação de corredores exclusivos para a circulação de ônibus do transporte coletivo é a proposta mais comum entre os candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de SP). Já a implantação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi citada por dois dos postulantes.

Sugerem as vias preferenciais Antonio Duarte Nogueira Junior (PSDB), Fernando Chiarelli (PT do B) e João Gandini (PT). Já o VLT é defendido por Emilson Roveri (PSOL) e Mauro Inácio (PSTU).

Nogueira afirma que pretende reduzir a largura de canteiros de avenidas para implantar os corredores, remanejar estacionamentos, instituir fiscalização eletrônica e criar bolsões de vagas.

Dárcy Vera (PSD) diz que, se reeleita, viabilizará ciclovias e ciclofaixas e intensificará sinalização e atividades de educação, além de criar programas de segurança para pedestres e pessoas com necessidades especiais.

Roveri, por sua vez, diz que pretende implantar o transporte de veículos de três rodas, uma alternativa mais cômoda e segura aos mototáxis. Sugere ainda o VLT, que ligaria a antiga estação Barracão, no Ipiranga, ao Paiva.

Chiarelli propõe criar a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos, transformar radares móveis em fixos, implantar corredores para ônibus, motos e bicicletas e incentivar estacionamentos.

Gandini fala em adotar faixas para pedestres, ciclovias e corredores para ônibus e motos, implantar o bilhete único --com validade de um dia, uma semana ou um mê-- e investir em campanhas de educação.

Mauro Inácio disse, via assessoria, que é preciso estatizar o transporte. O objetivo, diz ele, é oferecer melhor serviço e preços mais acessíveis à população. Também sugere a viabilização de um VLT e ciclovias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página