Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

04/12/2012 - 15h40

Com violência em alta, Guariba (SP) faz audiência sobre segurança

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

Após registrar alta no número de homicídios, Guariba (337 km de São Paulo) realiza nesta quinta-feira (6) uma audiência pública para discutir a violência no município. O debate será na Câmara, a partir das 19h.

Como a Folha publicou em novembro, o número de homicídios em Guariba deixa para trás o total de assassinatos registrados em municípios do mesmo porte na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Segundo as estatísticas oficiais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), de janeiro a outubro deste ano foram oito vítimas de homicídios na cidade, que tem cerca de 35 mil habitantes.

O número atualizado, no entanto, já é de ao menos 11 mortes, pois aos oito casos registrados até outubro somam-se os assassinatos de mãe e filho, no dia 11 de novembro, e a morte de um rapaz de 24 anos que foi esfaqueado ao sair de um forró, no dia 25 do mesmo mês.

O total de homicídios em Guariba deixa para trás até cidades bem maiores, como Sertãozinho (333 km de São Paulo), que fica na mesma região --com 110 mil moradores, a cidade teve oito vítimas de assassinatos no mesmo período.

AUDIÊNCIA

Para a audiência pública programada para a noite de quinta-feira, foram convidados representantes da prefeitura, Câmara, Judiciário, Polícia Civil e entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O presidente da Câmara de Guariba, Marcos Henrique Osti (PTB), disse que o objetivo do debate é detectar as dificuldades enfrentadas pelas políciais Civil e Militar no município.

O resultado da audiência, segundo Osti, será encaminhado ao governo estadual e ao Ministério da Justiça.

Como a Folha publicou no mês passado, o prefeito da cidade, Hermínio de Laurentiz Neto (PSDB), diz que procurou nos últimos anos a SSP com pedidos de aumento do número de policiais no município. O tucano afirmou, no entanto, que não houve resposta. Procurada na ocasião, a SSP não comentou as declarações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página