Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

27/01/2013 - 05h12

Região de Ribeirão Preto tem 89 acidentes de trânsito por dia

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

As ruas e avenidas das quatro cidades mais populosas da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) registraram 89 acidentes de trânsito, em média, por dia ao longo do ano passado.

O número faz parte do levantamento da Polícia Militar de atropelamentos, acidentes com vítimas e sem vítimas de 2012.

Foram registradas 32.391 ocorrências no total. Na comparação com o ano anterior, Franca (400 km de São Paulo) é o único município que registrou crescimento nos números, saltando de 6.206 para 6.391 acidentes, o que representa um crescimento de 3%.

Já São Carlos (232 km da capital) teve redução de 2,8% nos acidentes, com 4.498 ocorrências ao longo do ano passado.

Ribeirão Preto, apesar de registrar o maior número absoluto de ocorrências --17.697--, teve 5,4% menos acidentes do que em 2011.

Editoria de Arte/Folhapress

O balanço mais positivo foi o registrado em Araraquara (273 km de São Paulo), com 3.805 acidentes em 2012, o que significou uma redução de 7,2% em comparação com o ano anterior.

PROBLEMAS

O secretário da Segurança e Cidadania de Franca, Sérgio Buranelli, atribui à frota crescente do município e das cidades vizinhas uma das causas para o aumento nos acidentes em 2012.

"Franca tem uma média de 230 mil veículos e 65 mil motocicletas. Além disso, condutores de municípios menores também provocam acidentes quando vêm ao município", afirmou.

O secretário disse ainda que a cidade não tem problemas de sinalização e que a imprudência é o principal agravante no trânsito.

"Os radares captam veículos a mais de 100 quilômetros por hora, motos ultrapassando a velocidade de 120 por hora. Ainda há muito descumprimento da legislação", afirmou o secretário.

Na cidade, conforme a Folha mostrou no último dia 17, a Polícia Militar multou 16,2% mais os motoristas no ano passado em comparação com o ano anterior. A maior alta, no entanto, foi registrada em Ribeirão (35,4% mais).

FISCALIZAÇÃO

O especialista em trânsito e docente da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Archimedes Azevedo Raia Junior disse que é preciso uma análise dos métodos de fiscalização de cada município para definir uma tendência no comportamento do trânsito das cidades.

Ele afirmou acreditar que leis bem fiscalizadas contribuem para diminuir as situações de acidentes. É o caso, por exemplo, da Lei Seca.

"É fato que a lei vem trazendo um impacto positivo, pois aumentou-se a fiscalização no trânsito. O condutor tende a ter mais cautela quando percebe que a fiscalização é eficiente", afirma.

(FERNANDA TESTA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página