Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

09/11/2013 - 06h22

Secretário passa a negociar com a Câmara de Ribeirão Preto (SP)

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

A reação da administração da prefeita de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Dárcy Vera (PSD), às críticas da base governista na Câmara de que faltaria "diálogo" com o Executivo colocou em evidência o papel do secretário da Administração, Marco Antonio dos Santos, na articulação política com a Câmara.

Vereadores afirmam que desde a troca de comando na secretaria do Governo, no final de agosto, Santos, que é da Administração, tem sido o principal interlocutor da prefeitura com o Legislativo.

"O único que está tendo contato com a Câmara é ele", disse o presidente da Câmara, Cícero Gomes (PMDB).

Nesta quinta-feira (7), Santos se reuniu com Gomes, também um crítico do relacionamento dos vereadores com a prefeita, para discutir projetos de lei de interesse do Executivo.

Depois do encontro, um grupo de vereadores da base prometeu procurar Santos na segunda-feira (11) para tratar da liberação de subvenções a entidades sociais, um capital político disputado pelos parlamentares.

Além de comandar a Administração, Santos é chefe interino do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão), uma das principais autarquias municipais, tanto pelo serviço prestado quanto pelo histórico de problemas -- o principal deles é a falta de água rotineira na cidade.

Edson Silva/Folhapress
Secretário da Administração de Ribeirão Preto, Marco Antonio dos Santos, que também é superintendente do Daerp
Secretário da Administração de Ribeirão Preto, Marco Antonio dos Santos, que também é superintendente do Daerp

Ao dialogar com a Câmara, Santos assume uma função típica de secretário de Governo. No fim de agosto, o ex-secretário Jamil Albuquerque deixou o posto e foi substituído por Osvaldo Ceoldo.

Após a posse, vereadores criticaram a habilidade de Ceoldo como articulador.

Santos disse que não há determinação da prefeita para que ele exerça a função de interlocutor e atribui o papel desempenhado ao fato de a pasta da Administração e o Daerp serem responsáveis por assuntos "em evidência".

O protagonismo de Santos, no entanto, é elogiado pela base da prefeita. O vereador Walter Gomes (PR) disse que a relação com a Câmara melhorou. "Ele trabalha muito bem, conversando, e tem tido um resultado positivo."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página