Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2010 - 07h26

Maggi salta hoje em nova pista de São Paulo, após passar por artroscopia no joelho

Publicidade

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

A saltadora Maurren Maggi, 34, compete no Brasil pela primeira vez desde o Campeonato Mundial do ano passado, em Berlim. Ela dará o primeiro salto na pista do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), na zona sul da capital paulista.

Faz parte do Festival de Salto e Velocidade da FPA (Federação Paulista de Atletismo) que inaugura o centro.

Desde junho de 2008, portanto, antes do ouro olímpico, ela não se apresenta em São Paulo. Sua participação está prevista para as 14h.

Maurren recupera-se de uma artroscopia no joelho direito, a qual foi submetida em setembro do ano passado. O prazo para retornar às pistas era de um ano. Ela superou as expectativas.

No início de julho, disputou sua primeira prova. No Meeting de Ávila, na Espanha, ela alcançou 6,36 m e foi campeã. Bem distante dos 7,04 m que deram a ela a medalha de ouro em Pequim.

"Estou com 95% da minha capacidade física atualmente. Os 5% que faltam são da parte muscular, principalmente da perna direita", calculou. "Mas minha cabeça está 100% pronta para voltar às competições", continuou.

Maurren quer voltar a saltar próximo do ponto onde parou, em Berlim, em 2009. "Acho que consigo chegar aos 6,60 m", vislumbrou em entrevista no Complexo do Ibirapuera.

Ontem foi o último treino dela no local neste ano, já que na segunda-feira começam as reformas.

No Mundial na Alemanha, a saltadora chegou a 6,68 m e terminou na sétima colocação. "Se eu fizer 6,60 m posso pensar em disputar alguma prova lá fora ainda nesta temporada'', previu. "Como sou muito competitiva, tenho certeza que conseguiria saltar perto dos 6,80 m."

O problema é que a temporada 2010 de atletismo está perto do fim -se encerra em meados de setembro.

A próxima oportunidade de se apresentar em uma competição internacional de alto nível é na etapa de Londres da Liga Diamante, dias 13 e 14 de agosto. "O salto de amanhã [hoje] vai servir como classificatório para a Liga Diamante em Londres, cidade que adoro", disse.

Os planos de Maurren, no entanto, vão de encontro com os do treinador, Nélio Moura. Ele estima a participação da campeã olímpica em quatro competições, todas no Estado, até setembro.

"Nossa meta é o Troféu Brasil em setembro", disse Nélio. A principal prova do calendário nacional será no COTP, de 15 a 19 de setembro. "Neste momento, não é uma boa sair do Brasil competir e voltar para poucos dias depois", resumiu o treinador.
"Pelo visto, eu e Maurren vamos ter que conversar sobre Londres", admitiu.

Além do Troféu Brasil e do Festival de Salto, a campeã olímpica tem participação prevista no Campeonato Paulista adulto, na última semana de agosto, e um festival da Federação Paulista de Atletismo, em Campinas, em 4 de setembro.

OBRAS NO IBIRAPUERA COMEÇAM NA SEGUNDA

Prevista para começar em março, a reforma do Complexo Esportivo do Ibirapuera terá início na segunda-feira. Segundo Eduardo Anastasi, superintendente do complexo, serão gastos R$ 30 milhões no parque aquático, ginásio e pista de atletismo. A previsão de entrega é janeiro de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página