Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2010 - 07h11

Campeonato Francês começa com missão de resgatar futebol local

Publicidade

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Campanha pífia na Copa, brigas internas na seleção, astros enfrentando problemas judiciais. O torcedor francês tem vários motivos para ter rompido com futebol.

É em meio a esse clima pouco atrativo que a temporada 2010/11 da França começa neste sábado com a disputa de nove jogos. A missão é clara: trazer de volta o entusiasmo e o prestígio do esporte no país.

Um fator que pode ajudar nessa recuperação é a promessa de reformulação da seleção. O técnico Laurent Blanc, que entrou no lugar do desgastado Raymond Domenech, promoveu uma verdadeira revolução na equipe.

Em sua primeira convocação, o ex-treinador do Bordeaux não chamou nenhum jogador que foi ao Mundial e deu oportunidade para 16 atletas que atuam na França --algo raro para um país que é exportador de talentos.

Charles Platiau -18.jun.2010/Reuters
Jogadores da seleção francesa ouvem discurso de Raymond Domenech em treino durante a Copa
Jogadores da seleção francesa ouvem discurso do técnico Raymond Domenech em treino durante a Copa do Mundo

Reflexo do rejuvenescimento natural pelo qual as seleções passam em início de ciclo, mas principalmente da imagem negativa que a equipe deixou na África.

Os "Bleus" não apenas caíram ainda na primeira fase, como tiveram crises de indisciplina expostas e viram uma greve dos jogadores após a federação local cortar Anelka por ofensas a Domenech.

Simultaneamente, o meia Franck Ribéry, do Bayern de Munique, e o atacante Karim Benzema, do Real Madrid, eram acusados de envolvimento com uma prostituta menor de idade.

O caso de pedofilia ainda não foi encerrado e tem gerado polêmicas. A ministra de Esportes Roselyn Bachelot pediu para Blanc não convocar os jogadores enquanto a história não for esclarecida. Mas o treinador chamou Benzema para o amistoso contra a Noruega, em 11 de agosto.

"O povo já estava esperando que a França seria uma vergonha no Mundial por tudo que aconteceu antes [a seleção conseguiu vaga para a Copa em um lance irregular]. Ninguém tinha muita esperança por aqui", disse o atacante brasileiro Brandão, do atual campeão, Olympique de Marselha.

Claude Paris-04.abr.2010/AP
Brandão comemora gol no Campeonato Francês; o atacante brasileiro atua no Olympique de Marselha, atual campeão
Brandão comemora gol no Campeonato Francês; o atacante brasileiro atua no Olympique de Marselha, atual campeão

A equipe é a única francesa que já conquistou o título da Copa dos Campeões. O troféu foi obtido em 1993, quando também venceu o Nacional e foi rebaixada em seu país por um escândalo de corrupção. Só na temporada passada voltou a ganhar um torneio de elite.

"Foi mais ou menos uma coisa na linha de o 'gigante acordou'. A maior torcida da França, enfim, gritou 'é campeão'.O grupo ficou mais tranquilo, mas agora temos que esquecer o que aconteceu para dar continuidade ao trabalho", adicionou o centroavante, ex-São Caetano, em entrevista à Folha.com.

Em uma janela de transferências pouco movimentada, o Marselha manteve praticamente o mesmo grupo da temporada passada e parte naturalmente como candidato ao bicampeonato. Lyon, Lille e Bordeaux também estão credenciados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página