Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2010 - 07h32

Na estreia de Mano, seleção enterra estilo da era Dunga

Publicidade

PAULO COBOS
ENVIADO ESPECIAL A NOVA JERSEY

Foram só 90 minutos, mas que serviram para mostrar, ao contrário do que Dunga pregava, que no futebol moderno o Brasil pode, sim, tocar muito e bem a bola. E isso no campo de ataque.

Na estreia de Mano Menezes como técnico da seleção, nos 2 a 0 contra os EUA, anteontem, o time trocou mais passes do que em qualquer um dos mais de 50 jogos sob o comando de Dunga.

Segundo o Datafolha, no jogo em Nova Jersey, o Brasil fez 697 passes, com o fantástico aproveitamento de 93,4%. Na era Dunga, a média de trocas de bola ficou em 400 (nunca passou de 600 no total), com um índice de acerto bem menor (87%).

E, ante os EUA, a bola passou muito mais por quem tem talento. Juntos, Robinho, Ganso e Neymar distribuíram 200 passes, ou um terço das tentativas do Brasil. Ganso foi o segundo do time com mais bolas distribuídas (só atrás de André Santos).

O trio que brilhou no Santos superou 90% de aproveitamento nas trocas de bola.
Na Copa-10, os brasileiros que davam mais passes estavam na defesa, em especial o lateral Maicon e os volantes (Gilberto Silva e Felipe Melo).

Os gols ante os americanos saíram após belas trocas de passes. "Foi uma vitória com a cara do futebol brasileiro", celebrou Ganso, que na estreia vestiu a camisa 10, que não pesou para ele. Já Neymar repetiu Pelé e fez gol na primeira partida pelo Brasil.
Ganso evitou criticar Dunga por não ter ido à Copa. "Não demos reposta para ele. A resposta foi para nós mesmos e também para todo brasileiro que clamou por nós."

Robinho, um dos jogadores mais queridos de Dunga, exaltou a nova forma de o Brasil jogar. "Vamos jogar para a frente, com qualidade, claro que em busca da vitória", declarou ele, que foi capitão do time em Nova Jersey.

O Brasil volta a campo no início de setembro --o mês tem duas datas da Fifa para jogos de seleções. Só que a CBF não anunciou contra quem e onde o Brasil jogará. Existe a chance de que, pela dificuldade em achar rivais, o time abra mão de uma data.

Colaborou CRISTINA FIBE, de Nova York

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página