Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2011 - 19h12

PPS convida Fifa para explicar lobby por patrocinadores

Publicidade

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

O PPS apresentou requerimento à Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados para convidar os diretores da Fifa que enviaram e-mails às cidades-sede da Copa-2014 pedindo "cooperação" nas licitações em favor de patrocinadores da entidade.

O convite é destinado ao diretor de marketing da FIFA no Brasil, Jay Neuhaus, e o diretor-geral de marketing Thierry Weil, além do arquiteto Carlos de La Corte, consultor do COL (Comitê Organizador Local).

Como a Folha mostrou, os três enviaram e-mails aos coordenadores das cidades-sede oferecendo uma empresa de brinde, energia solar e seguradora, todas parceiras da Fifa. O deputado Roberto Freire (SP), presidente do PPS, classificou de "grave" o lobby feito pela Fifa.

"É uma coisa maior do que Ricardo Teixeira ou CBF. É interferência abusiva da Fifa, com todos os sinais de ilegalidade em relação à Copa do Mundo. O primeiro passo é ouvi-los e que eles expliquem porque fazem essa interferência".

Caso aprovado, o requerimento não obriga que os convidados compareçam à comissão. Segundo o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, Jonas Donizette (PSB-SP), o convite deverá ser aprovado.

"A comissão já aprovou convite para ouvir Ricardo Teixeira e esse requerimento deve ir na mesma linha", disse Donizette. Na terça-feira, o deputado classificou de "tráfico de influência" os e-mails enviados pela Fifa.

Editoria de Arte/Folhapress
Arte representativa do esquema de lobby praticado pela Fifa
Arte representativa do esquema de lobby praticado pela Fifa
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página