Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Ronaldinho ficou fora da seleção após ser considerado 'ruim de grupo'

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Atos de indisciplina e a percepção de Luiz Felipe Scolari de que ele não era um "atleta de grupo" fizeram Ronaldinho ser a grande ausência da lista de 23 convocados para a Copa das Confederações, divulgada ontem.

Um dos destaques do Atlético-MG, time-sensação da temporada no Brasil, Ronaldinho jogou três das cinco partidas da seleção dirigidas por Felipão em seu retorno.

Foi capitão contra Bolívia e Chile e homenageado no amistoso contra a Inglaterra, em fevereiro, em Wembley, por ter completado 100 jogos com a camisa verde-amarela.

Arte/Folhapress

Neste jogo, desagradou pela primeira vez a Felipão ao bater --e errar-- um pênalti, após o técnico ter dito para Neymar cobrar. Os ingleses venceram por 2 a 1. Ronaldinho foi sacado no intervalo.

No amistoso contra o Chile, em Belo Horizonte, em abril, outro episódio fez o jogador perder pontos: ele se atrasou 25 minutos para a apresentação. Morador da Grande Belo Horizonte, culpou o trânsito pela demora.

Segundo o UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha, Felipão teria recebido do técnico Cuca, do Atlético-MG, informações negativas sobre o comportamento de Ronaldinho --logo depois, Cuca deu entrevista negando ter falado com o treinador da seleção sobre isso.

"Não temos o foco apenas dos clubes. Convocamos de acordo com as nossas observações e principalmente do que é vivido na seleção brasileira. A observação maior da parte de disciplina, do comportamento, é o que acontece na seleção e o que aconteceu conosco nos cinco amistosos", disse Scolari.

Além dos deslizes, Ronaldinho não convenceu o treinador dentro de campo, com atuações discretas. "Analiso o que posso ganhar, o que posso perder, e faço minhas escolhas", afirmou o técnico.

Ronaldinho não comentou sua ausência da lista divulgada ontem no Rio. À tarde, pediu dispensa e não foi ao treino do Atlético-MG. Seu irmão e empresário, Assis Moreira, também não quis falar.

Na Copa de 2002, Felipão havia tomado atitude semelhante ao não convocar Romário. Ele era destaque do futebol brasileiro, mas deixava claro não gostar do estilo disciplinador do técnico.

Outro que perdeu a vaga por mau comportamento foi o meia Ramires, do Chelsea. Em março, lesionado, era dúvida para o jogo contra a Rússia em Londres e não se apresentou no dia combinado.

Morador da capital inglesa, chegou ao hotel no dia seguinte, comprovou sua lesão e foi embora. Lucas, do PSG, fez diferente: lesionado, ficou com o grupo, assistiu ao jogo e ganhou pontos.

Além de Ronaldinho, Kaká, outro veterano da Copa-2010, não foi chamado. A grande surpresa da lista foi a inclusão do meia-atacante Bernard, do Atlético-MG.

Vanderlei Almeida - 23.abr.2013/AFP
Scolari conversa com Ronaldinho em treino antes do jogo contra o Chile
Scolari conversa com Ronaldinho em treino antes do jogo contra o Chile

GOLEIROS
Júlio César (Queens Park Rangers)
Diego Cavalieri (Fluminense)
Jefferson (Botafogo)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
Jean (Fluminense)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luís (Atlético de Madri)

ZAGUEIROS
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Réver (Atlético-MG)

VOLANTES
Fernando (Grêmio)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Paulinho (Corinthians)
Hernanes (Lazio)

MEIAS
Oscar (Chelsea)
Jadson (São Paulo)

ATACANTES
Neymar (Santos)
Fred (Fluminense)
Lucas (Paris Saint-Germain)
Hulk (Zenit)
Bernard (Atlético-MG)
Leandro Damião (Inter-RS)

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página